Governo de Goiás inaugura escola Padrão Século XXI no Jardins do Cerrado, em Goiânia

Colégio Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Capacidade é para 1.200 estudantes

O Governo de Goiás inaugurou, nesta terça-feira (05/03), o Colégio Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho. Localizada no Residencial Jardins do Cerrado 9, em Goiânia, a unidade de ensino homenageia o filho do governador que faleceu em julho de 2022.

O colégio está em funcionamento desde o início deste ano letivo e tem capacidade para atender 1.200 alunos dos ensinos Fundamental e Médio. O Governo de Goiás investiu R$ 7,5 milhões na estrutura, que possui 12 salas de aula, auditório, Biblioteca, laboratórios de Ciências e Informática, cozinha com refeitório, vestiários e quadra poliesportiva coberta.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; a primeira-dama, Gracinha Caiado; a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; a professora Thelma Gomes, mãe do homenageado; o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; os deputados estaduais Charles Bento, Wagner Neto e Cristiano Galindo; e a coordenadora regional de Educação de Goiânia, Enicleia Morais, além de vereadores e representantes da comunidade escolar.

“Esse colégio, hoje, tem um significado, uma relevância muito importante para mim”, confessou o governador de Goiás ao falar sobre o novo colégio. “Eu cheguei aqui e estava vendo aquela vista toda, com Goiânia ali ao fundo. E ele (Ronaldo Filho), quando estava na fazenda, gostava de ver as paisagens... Isso aqui parece que foi escolhido a dedo para que ele pudesse estar junto com vocês aqui e inspirando cada vez mais a busca pela Educação”.

Ronaldo Ramos Caiado Filho nasceu dia 5 de março de 1982, era administrador e filho do governador Ronaldo Caiado e de Thelma Guedes. O administrador faleceu em julho de 2022, em Nova Crixás.

Thelma Guedes, mãe do homenageado e professora da rede pública estadual de Educação, também falou sobre a personalidade do filho, sobre a sua preocupação com a Educação e com a garantia de direitos aos moradores das regiões mais necessitadas. Para ela, a homenagem serve como uma forma de inspirar os estudantes, que são “a essência da Educação” e de garantir que o filho continue sendo lembrado.

A escola

Além de agradecer a homenagem, o governador enfatizou a representatividade da unidade para as crianças, jovens e adultos do Jardins do Cerrado. “Essa é uma obra que tem aquilo que nós desejamos para todos os alunos”. Construída em padrão arquitetônico Século XXI, a escola conta com 12 salas de aula, Biblioteca, laboratórios, cozinha, refeitório e quadra poliesportiva coberta.

Já a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, relembrou o histórico da obra, surgida de uma necessidade apresentada pela comunidade em 2019. À época, houve uma cerimônia no Colégio Estadual Jardim do Cerrado, unidade que funciona em uma área cedida pela Prefeitura de Goiânia. A escola chegou a ser reformada, ganhando novas salas e uma quadra coberta, mas ainda não atendida à demanda total da região.

Em 2022, o governador Ronaldo Caiado assinou a ordem de serviço para a construção da nova escola no Residencial Jardins do Cerrado 9. Nesta terça-feira (05/03), quase dois anos depois, a unidade foi inaugurada. “Olha o padrão de escola que o Governo de Goiás construiu no Jardim do Cerrado!”, exclamou a secretária aos presentes. “Essa é uma escola que foi cuidada em detalhes”.

Gavioli também apresentou o piso modular com tecnologia antiderrapante, instalado na quadra da nova unidade escolar. O equipamento visa criar ambientes seguros para a recreação e a prática de esportes. “Esse piso é uma novidade, é uma novidade de 2024. Nós estamos colocando esse piso. Você faz um piso grosso e vem com ele por cima. E tem uma validade de 20 anos! Se tiver algum problema, você tira o bloco e troca só o bloco”, destacou a secretária.

A comunidade

Para a aluna Lívia Lima, do 6º ano B, a nova escola é a expressão de novas oportunidades.

“Graças aos investimentos na Educação, os estudantes terão acesso a instalações modernas, quadra poliesportiva, salas de aula climatizadas, laboratório de Informática... Um ambiente próspero para aprendermos, crescermos e alcançarmos os nossos objetivos”, afirmou a estudante durante a cerimônia de inauguração.

Já para Vanessa Rocha, mãe de uma estudante e moradora da região, o novo espaço é a concretização de um sonho. “Sou moradora do Jardim do Cerrado desde 2010 e posso falar com toda verdade que a nossa maior carência sempre foi com o Colégio Estadual. Era a nossa maior preocupação como pais”.

“Eu quero agradecer imensamente essa escola, porque ela trouxe dignidade para os nossos filhos. Eu nunca imaginaria que os nossos filhos, que a minha filha poderia estar estudando em uma sala com ar-condicionado. Isso é qualidade de vida!”, ressaltou a mãe. (Texto: Ana Carolina Jobim/Comunicação Setorial da Seduc/GO - Fotos: Alexandra Rita)