Seduc Goiás promove curso voltado à mediação de conflitos com foco no bem viver em colégios de Piracanjuba

Formação visa discutir caminhos para prevenir e solucionar episódios de violência nas escolas, de forma a promover e incentivar uma Cultura de Paz

Comunicação não-violenta, diálogo assertivo e atenção às necessidades do outro com foco na mediação de conflitos são módulos a serem discutidos no 1° Curso Mediação Educacional: Fortalecendo o bem Viver e Conviver na Escola, realizado pela Seduc Goiás em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME).

Na última sexta-feira, (08/03), foi realizada a abertura da formação, que está dividida em encontros semipresenciais que se estendem até junho de 2024. Nesse primeiro momento, a ação tem como público-alvo os servidores da Escola Estadual Dom Emmanuel Gomes de Oliveira e da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Dona Maria Barbosa de Amorim.

De acordo com o gerente de Programas Intersetoriais e Socioeducação da Seduc/GO, professor Marcos Pedro, a iniciativa é um projeto-piloto que está sendo desenvolvido nas duas unidades escolares para gerar um posterior diagnóstico de resultados no combate à violência escolar.

Segundo ele, a ideia é expandir o projeto para outras cidades do Estado de Goiás, promovendo maior foco na promoção de uma Cultura de Paz nos colégios tanto estaduais quanto municipais do Estado. “Teremos novas inscrições para 350 escolas e 350 coordenadores de turno com a previsão de iniciarmos mais uma formação em abril desse ano”.

O projeto foi elaborado a partir do Grupo de Trabalho Convivência Escolar do qual fazem parte a Seduc Goiás, a SME de Goiânia, Ministério Público do Estado de Goiás (MP/GO) e a Defensoria Pública de Goiás (DP/GO). O curso também conta com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação de Piracanjuba.

(Texto: Amanda Dutra – Comunicação Setorial/Seduc/GO)