Seduc promove reflexão sobre saúde mental em Live desta terça-feira, 19/1

Encontro virtual realizado no Facebook faz parte do Ciclo de Formação On-line, iniciado pela Seduc no dia 13/1

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) realizou, na manhã desta terça-feira (19/1), uma Live de acolhimento e formação sobre saúde mental com professores e servidores da Educação, pelo Facebook.

O encontro virtual faz parte do Ciclo de Formação On-line, iniciado pela secretaria no dia 13, com foco no desenvolvimento de atividades escolares durante a pandemia de Covid-19.

O ciclo de formação também visa capacitar os professores para o retorno parcial às aulas presenciais e assegurar o comprometimento da comunidade escolar com a saúde dos estudantes e dos profissionais da Educação.

Ciclo de Formação On-line para início do ano letivo de 2021
Programação do Ciclo de Formação On-line

A importância de cuidar de si mesmo

A psicóloga da superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Seduc, Jordana Silva Martins, fez uma dinâmica com os participantes para incentivá-los a conhecerem e buscarem seus sonhos pessoais. Em seguida, a psicóloga deu aos servidores algumas dicas que podem contribuir para a saúde mental.

“Tire um tempinho do seu dia, nem que seja ao levantar ou ao deitar, e faça uma reflexão do seu dia - como foi, o que você pode melhorar… Seja grato. Quando você tem pensamentos positivos, os seus comportamentos vão ser positivos”, recomendou Jordana.

De acordo com ela, mesmo que a pessoa não disponha de muito tempo para lazer e descanso, o mais importante é garantir a qualidade desse tempo. “O cuidado com a saúde mental não é quantitativo, e sim qualitativo. Não é sobre ter muito tempo de lazer ou fazer uma psicoterapia. Tira um tempo para você, nem que seja 15 minutos”, ressaltou a psicóloga.

Outra sugestão da psicóloga é a prática de exercícios físicos: “Se você não pode fazer academia, faça uma caminhada ao ar livre. Ajuda muito”. Técnicas de respiração em momentos difíceis, reconhecimento das próprias emoções e a busca pelos alvos pessoais também são boas práticas de saúde mental.

Saúde mental durante a pandemia

“Todo mundo pensa que da saúde mental a gente não precisa cuidar. E nesse ano de 2020, com a pandemia, a saúde mental ficou tão evidente que foi até tema de redação do Enem. Então queremos que vocês, professores e todos os servidores das unidades escolares, cuidem de vocês”, disse a psicóloga da Seduc.

Para auxiliar os profissionais da Educação neste momento da pandemia, a Seduc implantou um serviço de atendimento psicológico à distância. O atendimento é feito pelo Skype, de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas.

Plano Estadual de Educação

Esta ação atende a meta 17 do Plano Estadual de Educação