TCE de Sergipe convida secretária Fátima Gavioli para palestrar na Semana Internacional da Mulher
- Detalhes
Fátima Gavioli, secretária de Educação do Estado de Goiás, foi uma das convidadas do encontro. Ela lembrou um pouco de sua bem-sucedida trajetória profissional
Dentro da programação especial do mês de março, que é dedicado às mulheres, a secretária Fátima Gavioli foi uma das convidadas a palestrar no evento ‘Mulheres em Conta’, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE).
O evento foi realizado na quarta-feira (06/03) e reuniu diversas outras personalidades femininas de destaque em diferentes áreas profissionais. O objetivo foi abordar os desafios e as conquistas da mulher na sociedade e no mercado de trabalho, em um cenário onde a paridade de gênero ainda é uma discussão incipiente.
Formada em Letras, Direito e Pedagogia, mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e doutora em Psicologia da Educação pela PUC do Rio Grande do Sul, ela comentou sobre sua bem-sucedida trajetória profissional, que começou como professora alfabetizadora no interior de Rondônia e atualmente responde como titular da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc).
Trajetória de luta
De origem muito humilde, Fátima Gavioli foi com a família para Rondônia em 1985 em busca de melhores condições de vida. Lá, por muitos anos trabalhou como empregada doméstica na casa de uma família tradicional de Cacoal até conseguir seu diploma de curso superior em Letras (licenciatura) e começar sua carreira como professora na rede pública estadual.
Anos mais tarde, assumiu a função de coordenadora regional de ensino e posteriormente foi indicada a secretária de Educação do Estado de Rondônia no segundo mandato do ex-governador Confúcio Aires Moura, hoje senador. Ocupou o cargo até 2016 e no final de 2018 recebeu o convite do governador eleito, Ronaldo Caiado, para assumir a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, hoje Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc). Foi empossada no dia 2 de janeiro de 2019, cargo no qual permanece até hoje.
Mulheres em destaque
O evento ‘Mulheres em Conta’ foi apresentado pela presidente do TCE/SE, Susana Azevedo; e contou ainda com a palestra da juíza e desembargadora aposentada Luislinda Dias de Valois Santos, ex-ministra dos Direitos Humanos no governo de Michel Temer.
A programação inclui ainda uma Roda de Conversa, mediada pela jornalista Amália Roeder e com as presenças de Maria do Carmo Nascimento Alves, ex-senadora e ex-primeira-dama do Estado de Sergipe; Lidiane Lucena, deputada estadual de Sergipe; Danielle Garcia, secretária Especial de Política para as Mulheres do Estado de Sergipe; Carolina Franco, empresária e atual CEO da TV Sergipe, afiliada Rede Globo; Adélia Pessoa, presidente da Comissão Nacional de Gênero e Violência Doméstica do Instituto Brasileiro dos Direitos de Família, entre outras.
(Texto: Maria José Rodrigues/Foto: Igor Graccho)