Seduc Goiás promove 1° Encontro de Formação em Libras para Professores do Atendimento Educacional Especializado

Detalhes

Evento formativo será realizado no período de 18 a 21 de março em Caldas Novas. Público-alvo é formado por cerca de 300 profissionais

A Seduc/GO, por meio da Superintendência de Educação Especializada, realiza o 1° Encontro de Formação em Libras para professores do AEE. A partir desta segunda-feira (18/03), 300 profissionais da área se reunirão no Golden Dolphin Grand Hotel, em Caldas Novas, para participar de palestras e cursos ofertados até quinta-feira (21/03).

A formação será ministrada por profissionais surdos do Núcleo de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (NAS/Seduc). A capacitação marca o início de uma formação continuada de quatro etapas. Duas ofertadas neste ano e as demais em 2025. Ao todo, serão nove salas de formação para atender os profissionais do AEE.

Segundo o gerente de Educação Especial, Weberson Morais, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um importante instrumento de inclusão escolar, visto que é a ponte de acessibilidade e permanência para os estudantes da Educação Especial na Escola.

O professor reforça que o AEE não é escolarização nem reforço escolar, mas sim complemento à escolarização. “É por meio do AEE que as barreiras que impedem o aprendizado, por parte destes estudantes, são mitigadas. O estudante com Deficiência, Transtornos e Altas Habilidades recebem no AEE o atendimento necessário para vencer as barreiras existentes, e com isso, oportunizar o aprendizado”, complementa o gerente”, explica.

Educação Especial

Atualmente, a rede pública estadual de Goiás possui 17,5 mil estudantes matriculados na educação especial, sendo 480 alunos surdos. Para atender a este público, o Governo de Goiás tem investido em projetos que qualifiquem o ensino-aprendizagem, com a inauguração de 365 Salas de Recursos Multifuncionais e cinco Salas Multissensoriais e com a contratação de 3,2 mil profissionais de Apoio Escolar. (Texto: Amanda Dutra/Foto: CAS)