78% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental têm desempenho acima do esperado em Língua Portuguesa

Resultados do Saego Alfa demonstram avanços nos níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no 2º e no 5º ano do Ensino Fundamental

Estudantes do 2º e do 5º ano do Ensino Fundamental das redes municipais de Goiás obtiveram um aumento nos índices de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. É o que indicam os resultados do Saego Alfa (Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás), apresentados pela equipe do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) em uma reunião na Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO).

Conforme o apresentado, a proficiência média dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa saltou de 510 em 2022 para 559 em 2023, um crescimento de 49 pontos. Resultado semelhante foi registrado em Matemática, cuja proficiência média passou de 524 em 2022 para 561 em 2023. O mesmo ocorreu entre os alunos matriculados do 5º ano do Ensino Fundamental. Em Língua Portuguesa, a proficiência passou de 211 para 221. E, em Matemática, de 214 para 229.

Também houve avanços nos padrões de desempenho em ambas as séries. No 2º ano do Ensino Fundamental, o destaque foi o percentual de alunos que atingiram o nível avançado em Língua Portuguesa, ou seja, os alunos que atingiram um desempenho além do esperado para a sua etapa de escolaridade. O percentual passou de 56% dos alunos em nível avançado em 2022 para 78% em 2023.

O percentual de alunos do 2º ano com níveis de aprendizado proficiente, básico ou abaixo do básico em Língua Portuguesa também foi reduzido. Em 2022, os percentuais de estudantes nos níveis proficiente, básico e abaixo do básico eram 35%, 6% e 3%, respectivamente. Em 2023, esses índices caíram para 19%, 2% e 1%, respectivamente.

“É um crescimento extraordinário”, afirma a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, sobre os resultados. “Ontem o CAEd esteve aqui para apresentar os resultados e Goiás praticamente eliminou o abaixo do básico da Alfabetização. Então, aquilo que você vê que o Ceará conseguiu fazer, nós, com a equipe da Bem Comum que tem a expertise do Ceará, estamos conseguindo fazer em menos de 3 anos essa evolução. E só faz isso quem tem uma rede engajada”.

O AlfaMais Goiás

Para a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc/GO, Giselle Faria, os resultados do Saego Alfa estão diretamente vinculados ao Programa AlfaMais Goiás, implementado em 2021.  Segundo ela, desde o início do programa é possível ver o avanço nos níveis de desempenho dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º e 2º ano).

Executado pelo Governo de Goiás em regime de colaboração com os municípios goianos, o AlfaMais Goiás visa garantir a alfabetização de todas as crianças do território goiano na idade adequada. O Estado oferece a formação de gestores municipais e professores da Educação Infantil e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, além de materiais didáticos complementares, materiais literários e kits escolares para os municípios parceiros. Já os municípios são responsáveis pela aplicação e execução do programa nas escolas da rede municipal.

Os estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, que são diretamente impactados pelo programa, são submetidos a uma avaliação de Fluência Leitora, que avalia os níveis de leitura no início e no encerramento do ano letivo.

Além disso, a Seduc/GO realiza, anualmente e de forma censitária, o Saego Alfa. A avaliação afere os níveis de conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática de todos os estudantes do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Os resultados do Saego Alfa determinam os ganhadores do Prêmio Leia, premiação entregue para as 150 escolas públicas mais bem avaliadas. Ao mesmo tempo, as 150 escolas da rede pública com resultados menos promissores no Saego Alfa recebem um incentivo de R$ 40 mil, além de assessoria técnico-pedagógica para melhoria dos resultados. (Texto: Ana Carolina Jobim/ Comunicação Setorial da Seduc/GO - Fotos: Acervo)