II Encontro do AlfaMais Goiás reúne formadores da rede em torno do tema planejamento e rotina pedagógica estruturada

Ao todo, 160 profissionais da Educação participam de palestras, oficinas e rodas de conversa sobre melhores caminhos para a Alfabetização

“Nossa perspectiva é de que, o mais rápido possível, consigamos dizer que 100% das crianças goianas se alfabetizam na idade prevista”. Esse é o objetivo da realização dos quatro módulos anuais de formação propostos pelo programa AlfaMais Goiás de acordo com a coordenadora da Educação Infantil e Alfabetização da Seduc/GO, Fátima Rossi.

No módulo deste ano, a temática geral é a formação docente e de gestão no processo de alfabetização. Dos dias 02/04 a 05/04 (terça a sexta-feira) ocorre o II Encontro Formativo voltado aos formadores em alfabetização, educação infantil e gestão, juntamente com articuladores regionais da rede pública estadual.

O programa está organizado em oito componentes institucionais e um deles é a capacitação das pessoas.  Para essa missão, Bárbara Cortella, docente de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), abriu o evento com uma palestra sobre a importância de uma rotina pedagógica estruturada no processo de Alfabetização.

Esta formação em rede parte do princípio de se desdobrar do âmbito regional ao municipal, atendendo os quase quatro mil professores da educação infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, bem como centenas de gestores. Não é um caminho estático, mas dependente de vários fatores administrativos e órgãos responsáveis pela Educação em cada cidade. Por isso, se dá a importância de atender profissionais de diversas funções em cada formação do AlfaMais, desde articuladores a secretários municipais de Educação.

Aprender para formar

Kátia Souza, formadora da Alfabetização pela Coordenação Regional de Educação (CRE) de Trindade, participa do programa desde sua criação, em 2021, e vê a experiência como uma oportunidade de repensar e aprender com o AlfaMais. “O programa tem impactado positivamente os municípios que eu acompanho, e, lá na ponta, os estudantes, que é o grande objetivo. Isso, principalmente observando os resultados das avaliações externas e o feedback que recebemos dos professores quando essas formações vão sendo replicadas nas escolas”, afirma.

“Falar de planejamento é justamente colocar tudo o que a gente vem trabalhando em prática para ajudar nós todos professores a pensarmos tudo isso. Afinal de contas, planejamento é o que vai nos direcionar para a gente ser cada vez melhor nesse propósito que o programa vem reforçar”, reforça a educadora.

(Texto: Amanda Dutra – Comunicação Setorial da Seduc/GO / Fotos: Solimar Oliveira)