Estudante da rede estadual integra comitê sobre direito da criança e do adolescente

Aluno da Escola Estadual João Velloso do Carmo, em Rio Verde, integra comitê do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Goiás (CEDCA/GO) na elaboração e implementação das políticas voltadas à defesa dos direitos da criança e do adolescente

O aluno Gumercindo dos Santos Paiva Parreira, da Escola Estadual João Velloso do Carmo, em Rio Verde, é um dos representantes do Estado de Goiás no Comitê de Participação do Adolescente (CPA-GO), uma ação que desenvolve atividades de protagonismo infanto-juvenil no âmbito das Políticas de Atenção aos Direitos da Criança e do Adolescente.

Gumercindo, 16 anos, foi indicado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás para o cargo de titular do CPA-GO, considerando a sua participação no Programa Parlamento Jovem Brasileiro, onde ele foi um dos finalistas no Estado. O estudante já tomou posse no comitê, onde terá mandato de dois anos (gestão 2020/2022).

Entre as competências do CPA-GO estão acompanhar o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Goiás (CEDCA/GO) na elaboração e implementação das políticas voltadas à defesa dos direitos da criança e do adolescente; apresentar propostas de pautas, resoluções, campanhas sobre o tema; opinar sobre o Plano de Aplicação do Fundo Estadual para a Criança e o Adolescente, além de fomentar estratégias que facilitem a participação organizada, individual ou coletiva e a expressão livre de crianças e adolescentes nos espaços de convivência e de construção da cidadania.

Gumercindo afirma que está animado em contribuir com as discussões sobre os diretos da criança e do adolescente. Tanto que ele já prepara sua atuação no comitê “pra fazer a diferença!”.

Para isso, Gumercindo tomou entendimento de como funciona o CPA-GO e pretende surpreender. “Quero ser um dos representantes da Seduc Goiás em proposições que darão voz às crianças e adolescentes”.

O novo titular do CPA-GO fez agradecimentos especiais à sua mãe, Lília dos Santos Paiva Parreira, e à tutora educacional da Coordenação Regional de Rio Verde, Mariluza Silva Leite. “A Mariluza é quem me abriu essa oportunidade, ao entrar em contato comigo; e minha mãe me apoiou bastante”, conta.