Na rede estadual, retorno às aulas presenciais depende de discussão com a comunidade escolar, Sintego e MP-GO

Para a Seduc, os estudantes que devem retornar prioritariamente são os de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e os alunos que não tiveram acesso às aulas remotas

Após deliberação do Centro de Operações de Emergências (COE) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) permitindo o retorno gradual às aulas presenciais, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) deve discutir o tema com o Ministério Público, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) e representantes de pais e alunos da rede estadual de ensino.

Nesta terça-feira (28/10), o COE deliberou que já existem condições epidemiológicas para o retorno às aulas presenciais. A decisão foi tomada com base em dois fatores: a queda de 15% no registro de óbitos, sustentada por quatro semanas consecutivas, e a manutenção da taxa de ocupação hospitalar em UTI, inferior ou igual a 75%, pelo mesmo período.

Para esse possível retorno, no entanto, as escolas devem limitar a ocupação em 30% de sua capacidade e seguir os protocolos de biossegurança e distanciamento. Assim, as aulas não presenciais devem continuar para atender os alunos que não puderem retornar. A medida vale para a Educação Infantil e para os ensinos Fundamental, Médio e Superior.

Diálogo para definição

Em entrevista, superintendente da Seduc afirma que haverá uma reunião para definir se as aulas presenciais serão retomadas ou não

Na rede estadual de ensino, cabe agora à Seduc definir se haverá o retorno às aulas presenciais junto ao Ministério Público, Sintego e comunidade escolar. Segundo a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, a rede estadual sempre pensou no plano de retomada das aulas presenciais de forma muito democrática, ouvindo parceiros e analisando o cenário para tomar uma decisão.

Conforme deliberado pelo COE, a volta das aulas presenciais deve ocorrer de forma escalonada, gradual e planejada. “As nossas discussões permeiam em torno dessa possibilidade de retorno para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, considerando que estes já estão no final da Educação Básica e também por conta do Enem”, afirmou Osvany em entrevista ao Bom Dia GO.

Também serão prioridade para o retorno gradual às aulas presenciais os alunos da 2º série do Ensino Médio e os estudantes que não tiveram acesso às aulas remotas durante o regime de aulas não presenciais.

É importante lembrar que o calendário escolar de Goiás foi mantido inalterado, com a implantação do regime especial de aulas não presenciais logo após a suspensão das aulas presenciais. O ano letivo, assim, encerra-se no dia 19 de dezembro de 2020.