Educação em Goiás “Política de Estado, e não de governo”

“Goiás agregou contribuições próprias, além de não descontinuar as gestões em educação no Estado”, destacou Cláudia Costin, em artigo

A ex-diretora de Educação do Banco Mundial, Cláudia Costin, definiu Goiás como uma das unidades da Federação brasileira onde “a educação foi percebida como política de Estado, e não de governo”.

Para ela, esse foi um dos fatores que ajudou a educação goiana a se destacar no cenário nacional, com a conquista do 1° lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, com a nota 4,8 no Ensino Médio.

Em artigo intitulado ‘Ideb e a Educação Para a Cidadania’, Cláudia Costin destaca que o Governador de Goiás baseou sua escolha para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em critérios técnicos, “de competência para a gestão da política educacional, e não para atender a demandas partidárias”.

A atual diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), também citou a “boa safra” de secretários de educação no Brasil como grande contribuição para os resultados do Ideb, onde, “pela primeira vez, as três etapas de escolaridade avaliadas avançaram e no Ensino Médio houve um salto”.
“Goiás agregou contribuições próprias, além de não descontinuar as gestões em educação no Estado”, escreveu.

Revolução escolar
Desde janeiro de 2019, quando a secretária de Educação do Estado de Goiás, Fátima Gavioli, assumiu a Pasta a convite do governador Ronaldo Caiado, “a rede de ensino estadual está passando por uma revolução”, conforme tem ressaltado o governador.

O remanejamento escolar, a economia de recursos, o investimento em infraestrutura e o reforço no ensino/aprendizagem, em especial nas disciplinas de Português e Matemática, são algumas ações que ajudaram alavancar a educação estadual, responsável por cerca de 82% das matrículas do Ensino Médio goiano (2019).

Aliás, o governador Ronaldo Caiado fez um pedido especial à secretária Fátima Gavioli: “Apertem no ensino do Português e da Matemática desses meninos”.

O Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) de 2019 indicou um salto de qualidade na rede estadual de ensino no ano passado, em relação a 2018, mediante comparação dos resultados dos estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e da terceira série do Ensino Médio. Foi justamente no último ano dos alunos que foi verificado o maior crescimento: 7,6 pontos a mais em Língua Portuguesa, passando de 266,8 para 274,4; e 6,9 a mais em Matemática, saindo de 268,1 para alcançar 275 pontos.

Gestão humanizada
O melhor desempenho dos alunos parece ter ligação direta com a gestão escolar humanizada, um estilo da secretária Fátima Gavioli. Essa prática envolve não só servidores e professores, mas alunos e pais de alunos. “Investimos no bem-estar de nossos alunos, por meio do transporte, da merenda de qualidade, da vestimenta igualitária (uniformes) e de  equipamentos para acessibilidade”, destaca a secretária de Educação.

Não há uma região sequer de Goiás que não tenha recebido as mãos da “revolução’ citada pelo governador. Mesmo nos rincões mais distantes, entre eles as comunidades quilombolas e indígenas, a rede estadual de ensino avançou.

Até heranças foram transformadas, como aconteceu com alunos de cidades goianas do Entorno do Distrito Federal, que conviviam com o chamado ‘turno da fome’ e, agora, tiveram sua dignidade respeitada. “Nós vamos tirar o 4º turno, o ‘turno da fome’, que não tem a grade curricular completa, já que o horário dos estudantes está reduzido”, afirmou o governador. Ainda em 2020, Ronaldo Caiado cumpriu o prometido e encerrou o turno intermediário e devolveu a dignidade aos estudantes.

Bandeira da educação
“Vocês hoje levantaram a bandeira da educação no Brasil”, declarou o governador Ronaldo Caiado durante evento de divulgação dos resultados do Ideb 2019, que apontou Goiás como 1° lugar no Ensino Médio.
E é nesse caminho que a educação pública estadual quer continuar, como projeta a secretária Fátima Gavioli: “O que queremos é crescer. Temos que caminhar agora para chegar ao bendito 5,0 (no Ideb), e isso exige empenho, dedicação e abnegação. Temos de nos envolver muito mais”.

Mais do que alcançar a nota 5,0 no Ensino Médio, é uma meta do Governo de Goiás avançar também no Ensino Fundamental. “A política pública tem que ser uma só”, observou a secretária estadual de Educação.
Para isso, o governador revelou que o Estado pretende fortalecer ainda mais as parcerias com os prefeitos, uma vez que a primeira fase do Ensino Fundamental é de responsabilidade dos municípios.

Plano Estadual de Educação
Está ação atende a meta 04 do Plano Estadual de Educação