Webinário do Instituto Unibanco discute implementação de programas educacionais

Detalhes

Na próxima quarta-feira (30), evento abordará a consistência de políticas públicas que valorizam o uso de evidências para o desenho de suas ações e aprimoramento contínuo

O Instituto Unibanco realiza na próxima quarta-feira (30), às 16h, em seu canal no YouTube, o Webinário Implementação de programas educacionais: a experiência do Jovem de Futuro. O evento reunirá grandes especialistas para discutir o tema, a partir da principal iniciativa do Instituto: o programa Jovem de Futuro que apresenta sustentação e impacto positivo há mais de uma década.

Com palestra de Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, o debate conta com a participação de Gabriela Lotta, Professora de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Rogers Vasconcelos Mendes, Secretário Executivo de Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE). A mediação será de Alexsandro Santos, Diretor Presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

Na ocasião, será lançado o livro Gestão na Educação em Larga Escala: Jovem de Futuro – de projeto piloto em escolas para uma política de rede pública. A publicação traz a história da iniciativa e retrata um modo de pensar que aprende com a prática, valorizando o uso de evidências para desenho das ações, reformulação e aprimoramento contínuo.

Jovem de Futuro

Desenvolvido no Brasil desde 2007, o programa oferece um modelo de gestão educacional em escala e em contextos heterogêneos, apresentando abrangência e sustentabilidade. Seus resultados, sustentados há mais de dez anos, advém da remodelagem da ação, em decorrência do aprendizado com a prática.

Segundo Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, “a partir de evidências, criamos um repertório bastante sólido para aperfeiçoar e gerar mais impacto com o programa ao longo do tempo, com ciclos de planejamento, execução, monitoramento, avaliação e correção de rotas, que geram impactos no curto, médio e longo prazos”, explica.

O programa já impactou diretamente as vidas de aproximadamente 3 milhões de estudantes e as atividades de mais de 3 mil escolas públicas em 11 redes estaduais de ensino. Em Goiás, o programa foi implementado em 2012. Desde então, observou-se um importante avanço na nota IDEB do estado, de 3,80 (2013) para 4,7 (2019).

Além disso, resultados recentes da iniciativa apontam para um aumento em quatro pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em Língua Portuguesa e Matemática. “Isso significa 30% a mais de conhecimento. Em outras palavras, é como se, em três anos, os estudantes adquirissem conhecimento equivalente a quatro anos de estudos”, completa Henriques.

O programa tem uma das avaliações de impacto com maior abrangência do Brasil, abarcando 1.161 escolas em 380 experimentos, em nove estados. “Temos um universo extremamente diverso e em larga escala, o que nos permite mostrar a efetividade do programa em ambientes muito heterogêneos”, completa Henriques.

As informações detalhadas sobre histórico, metodologia e resultados do Jovem de Futuro poderão ser encontradas no livro Gestão na Educação em Larga Escala: Jovem de Futuro – de projeto piloto em escolas para uma política de rede pública, com lançamento durante o evento.

Serviço: Webinário Implementação de programas educacionais: a experiência do Jovem de Futuro

Data: 30 de setembro (quarta-feira)

Hora: 16h

Plataforma: Canal do Instituto Unibanco no YouTube

Transmissão em:  https://bit.ly/2UdWrt6