Dois professores da rede estadual de Goiás são selecionados para capacitação da Lego Education

Detalhes

Curso de oito semanas terá início em outubro. Foram selecionados apenas 50 professores no Brasil. Formação pretende ensinar como trabalhar a Robótica Educacional integrada às áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática

Um professor e uma professora da rede estadual de ensino estão no seleto grupo de 50 educadores brasileiros escolhidos para participarem da próxima edição do Spike Prime Influencers Brasil, um programa mundial de experimentação do mais recente lançamento da Lego Education com foco no conceito Steam, que propõe a integração das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática.

A formação ocorre simultaneamente em 15 países e, durante as oito semanas do curso online, os educadores aprenderão técnicas de como ensinar robótica de forma descomplicada e divertida e de como revolucionar a aprendizagem, tornando os estudantes mais confiantes de sua capacidade intelectual. “A confiança impacta diretamente na performance dos alunos. Então a ideia foi trazer um produto simples, de fácil usabilidade para o aluno e o professor”, explica Alex Paiva, gerente de produtos da Lego Education no Brasil.

Os dois representantes goianos selecionados para a capacitação lecionam em colégios da Polícia Militar de Goiás. Adriano Fonseca, professor de Física, trabalha no CEPMG Ayrton Senna, em Goiânia. E Gessiene Soares dos Santos é professora de Matemática no CEPMG Dr. Tharcys Campos, em Catalão.

Ensino integral

Adriano tem diploma de mestrado no Ensino de Física e trabalha também na Superintendência de Ensino Integral da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc), onde acompanha e orienta professores dos Cepis que desenvolvem ou querem desenvolver atividades na área de Robótica Educacional.

Professor de Física no 3º ano do Ensino Médio e da disciplina de Robótica Educacional para turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Adriano diz que participar da capacitação significa uma oportunidade ímpar. “Vejo como uma grande possibilidade de ampliar e de descobrir novas maneiras de se ensinar a Robótica, sobretudo de forma criativa e aplicada”.

Segundo Adriano, os dois colégios estaduais da Polícia Militar de Goiás já são reconhecidos nacionalmente como boas referências no ensino de Robótica. Os 50 educadores selecionados para a formação foram divididos em dois grupos. O primeiro, inclusive, já concluiu os quatro módulos do curso. Adriano e Gessiene estão no segundo grupo, que começará a capacitação a partir de outubro.  

Robótica em Catalão

Formada em Matemática pela UFG de Catalão, Gessiene é professora do CEPMG Dr. Tharcys Campos desde 2018. Mas como a instituição de ensino também funciona como Cepi, ela está à frente das aulas de Robótica Educacional como disciplina eletiva para o Ensino Fundamental.

Para ela, ter sido selecionada para a jornada Spike Prime Influencers Brasil representa uma honra enorme. “Estou com expectativas muito boas de aprendizagem e espero absorver o máximo de conhecimentos durante a formação, pois quero replicar em minhas aulas tudo o que aprender e também me colocar à disposição de todos os professores da rede que tiverem interesse em conhecer melhor o material”.

Gessiene ressalta também que se sente extremamente grata por poder ser uma das representantes de Goiás e da rede pública estadual na capacitação. A professora conta que, no início deste ano, ela e um grupo de alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o Spike Prime. Isso aconteceu quando ela viajou a São Paulo para acompanhar a equipe Lego Soldiers, que participava da fase Nacional do Torneio de Robótica FLL, realizado no Brasil pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).

De acordo com ela, o grupo foi destaque entre as 100 equipes de todas as partes do Brasil e foi a única escola pública representante da região Centro-Oeste no evento. Além da Lego Soldiers, Gessiene coordena também a equipe Lego Stars. As duas equipes são compostas por alunos entre 14 e 16 anos, das turmas do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio.  

Spike Prime no Brasil

Os 50 professores participantes do curso precisam cumprir uma série de desafios ao longo de oito semanas. O primeiro deles é uma capacitação online de duas semanas para entender o funcionamento e compreender as inúmeras possibilidades do Spike Prime.

Um dos destaques da metodologia do novo lançamento da Lego Education é a praticidade com que o assunto é apresentado. Essa característica é considerada um importante avanço na robótica porque estimula a inclusão do tema na grade curricular do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Com as dicas online e um kit de 235 peças à disposição, os professores aprendem a montar e desmontar robôs e dispositivos dinâmicos de forma prática, ágil e intuitiva. O Spike Prime é formado por um hub programável, sensores, motores e o kit de peças em diferentes cores e tamanhos.

“Ele permite construções rápidas para a aula ser otimizada e equilibrar o tempo entre a montagem e a programação”, frisa Alex Paiva, gerente de produtos da Lego Education no Brasil.