Secretária diz que equilíbrio entre órgãos da Educação em Goiás tem sido fundamental para realização das aulas remotas

Fala foi realizada durante encontro virtual, realizado pelo TCE-GO. Na oportunidade, Fátima Gavioli apresentou o trabalho realizado pela rede estadual de Educação de Goiás durante a pandemia do Covid-19

A secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli, foi uma das convidadas do encontro virtual “Diálogo Interinstitucionais – Contribuições para o Aprimoramento da Gestão Pública e do Controle Externo”. O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), reúne conselheiros, auditores e pesquisadores da área de políticas públicas.

Liderando o painel “Atuação do Gabinete de Crise da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) diante dos desafios impostos pela pandemia de Coronavírus”, Gavioli apresentou as ações estabelecidas pela secretaria após a suspensão das aulas presenciais em razão da pandemia de Covid-19.

De acordo com a secretária, o foco principal sempre foi a redução das desigualdades educacionais, garantindo que os estudantes goianos tivessem acesso às aulas remotas e prosseguissem com o ano letivo. Em Goiás, as aulas presenciais foram suspensas por decreto governamental no dia 17 de março e seguem suspensas até o dia 30 de setembro.

Liderança compartilhada e novos recursos

Gavioli ressaltou que o diálogo contínuo e o equilíbrio entre a rede estadual de Educação, o Conselho Estadual de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) permitiu que as decisões sobre a Educação em Goiás fossem tomadas de forma precisa e consistente.

“A união de todos os profissionais da Educação foi fundamental. Eu preciso enaltecer o trabalho dos professores de Goiás, que não se deixaram abater pelas dificuldades e buscaram soluções para dar continuidade aos seus trabalhos”, ressaltou a secretária ao abordar os elementos fundamentais para o estabelecimento do ensino remoto na rede estadual.

Além da estruturação da equipe pedagógica, a Seduc também promoveu a organização curricular, com a adaptação das matrizes ao ensino remoto. Também foram lançados novos recursos e metodologias como, por exemplo, a aplicação de Atividades Pedagógicas Complementares (APCs) e o uso da plataforma de conteúdos Portal NetEscola.

Volta às aulas

Ao ser questionada sobre os protocolos de retorno às aulas presenciais, a secretária Fátima Gavioli esclareceu que neste momento a orientação do Governo de Goiás é a de manter o regime de aulas não presenciais.

Segundo a secretária, protocolos relacionados à acolhida aos estudantes e profissionais da Educação estão sendo definidos para janeiro do ano que vem, de modo a reduzir os impactos da Covid-19 em Goiás.

Para este retorno, Gavioli solicitou o apoio dos demais órgãos estaduais, incluindo o TCE.

Para o vice-presidente do TCE-GO, Saulo Mesquita, a fala da secretária reflete um desejo do Tribunal, que visa “uma atuação conjunta para buscar respostas”.

Diálogos Interinstitucionais

O evento do TCE-GO teve início na segunda-feira (21/09) e segue até a quarta-feira (23/09). Além de representantes da Educação, o evento conta com a participação de autoridades, procuradores de Justiça, conselheiros, pesquisadores e demais membros dos Tribunais de Contas dos Municípios e do Estado.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site: www.portal.tce.go.gov.br.