Webconferência apresenta novas ações para o Ensino Fundamental

Encontro on-line também abordou resultados do IDEB, divulgado nesta semana

Coordenadores regionais, assessores pedagógicos e tutores educacionais participaram, nesta quinta-feira (17/09), de uma webconferência com a Superintendência de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O encontro proporcionou a avaliação das notas individuais de cada regional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de apresentar as novas ações voltadas à comunidade escolar.

“Estar entre os primeiros lugares (do ranking do Ideb) e se manter neste lugar não é fácil. Esse trabalho é nosso e a gente precisa agradecer a todos vocês”, iniciou a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Giselle Faria, sobre as médias das regionais no Ideb. Segundo ela, o momento é de avaliar e de trabalhar conjuntamente, buscando formular um plano de ação focal e avaliar as maiores vulnerabilidades de cada escola.

A intenção é que a Seduc e as Coordenações  Regionais de Educação (CREs) atuem juntas na avaliação e apresentação dos resultados nas escolas. Através de reuniões e debates com a comunidade escolar, serão elencados os pontos de atenção de cada escola. A partir daí, o objetivo será engajar os estudantes nas aulas não presenciais e trabalhar no combate à evasão escolar.

Guia Orientador

Desenvolvido pela Seduc, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae-GO), o Guia Orientador de Aulas Não Presenciais apresenta todas as ferramentas criadas pela Secretaria para professores e estudantes durante o Reanp.

No documento, constam orientações sobre a utilização de três metodologias de ensino disponibilizadas pela Seduc para aplicação durante as aulas não presenciais: as Atividades Pedagógicas Complementares (APCs); a plataforma de conteúdo Portal NetEscola; e as aulas do Programa Seduc em Ação, transmitidas pela Tv Brasil Central.

Para especificar a melhor forma de uso das metodologias de acordo com o público, o guia foi dividido em duas versões: uma específica para professores e outra, direcionada aos estudantes e seus familiares. Ambas serão enviadas às CREs para distribuição e estarão disponíveis de forma on-line, no Portal NetEscola.

Emocionário

A parceria com o Sebrae-GO também rendeu uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes. O Emocionário é uma coletânea com 97 vídeos, desenvolvida com base nas diretrizes de reestruturação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os vídeos, destinados aos professores, pais e alunos do Ensino Fundamental, buscam auxiliar na aprendizagem dos conteúdos atitudinais. Para facilitar, as aulas são interativas e pensadas para auxiliar a compreensão das crianças e jovens.

Para a superintendente Giselle Faria, o Emocionário atende a uma necessidade dos estudantes e professores, em especial durante esse período de pandemia. “A gente precisa trabalhar nossos objetivos conceituais. Mas também os nossos objetivos atitudinais. Nas aulas não presenciais, por exemplo, o estudante precisa ter a curiosidade, a motivação de sentar e estudar. Isso precisa ser trabalhado com nossos alunos”, concluiu.

Os conteúdos do Emocionário serão disponibilizados na aba de conteúdos para o Ensino Fundamental no Portal NetEscola. Além disso, a Seduc disponibilizará uma matriz curricular para os professores, de modo a auxiliar no uso dos vídeos em sala de aula.

Plano Estadual de Educação

Esta ação atende a meta 04 do Plano Estadual de Educação.