Estudantes criam vídeo para incentivar colegas a participarem das aulas não presenciais

Detalhes

Projeto foi desenvolvido pela gestora do Colégio Estadual Frederico Bernardes Rabelo e contou com a participação da equipe escolar

Estudantes e gestores do Colégio Estadual Frederico Bernardes Rabelo, em São João da Aliança, encontraram uma forma diferente de engajar os alunos nas aulas não presenciais. Em um vídeo, com duração de sete minutos, diretores, coordenadores, professores e alunos mostram sua rotina, dentro e fora da escola, durante as aulas remotas.

Kellen Renata de Oliveira Anciutti, diretora da unidade, conta que a ideia surgiu diante de uma solicitação da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Planaltina. Segundo ela, a orientação era mobilizar os estudantes que estão alheios às aulas on-line, combatendo os possíveis casos de evasão escolar.

Na unidade escolar de 440 alunos, no entanto, os casos de desistência eram poucos. Mas, mesmo assim, a gestora atendeu ao chamado da CRE e resolveu envolver os alunos no projeto. “A nossa ideia era motivá-los e mostrar que mesmo que eles estejam longe, nós estamos aqui zelando do espaço e que cada dia estamos melhorando e que quem está aqui está se cuidando”, conta Kellen Renata.

Com a ajuda dos coordenadores Eder Lima de Oliveira e Joaquim Abel Lopes de Almeida, e da professora Talita dos Santos Pinto, a diretora desenvolveu o roteiro e selecionou os estudantes com participação em destaque nas aulas não presenciais. Foram 12 alunos selecionados e que aceitaram prontamente o convite para participarem.

Produção

“Para falar a verdade, todos nós ficamos com um pouco de vergonha ao recebermos o convite, afinal muita gente iria ver. Mas sempre fomos muito unidos, então costumamos topar tudo”, confessa a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Hellen Carolynne Pereira Camargo.

Segundo ela, alguns dos participantes pensaram em desistir do convite, mas viram na motivação por trás do vídeo uma boa causa para continuar. “Explicaram para nós qual era o objetivo do vídeo. Achamos interessante e de grande importância, pois infelizmente muitos alunos podem desistir nessa pandemia”, relata Hellen Carolynne.

Com os roteiros em mãos e orientados pela equipe escolar, os 12 convidados, o coordenador e a coordenadora gravaram suas participações no vídeo de casa. Enquanto isso, no prédio do Colégio, a gestora Kellen Renata filmava um tour pela unidade, mostrando o trabalho da equipe nas adaptações exigidas pela pandemia.

Por fim, todo o material foi reunido e enviado a Phyllype Rodrigues Silva, estudante da 3ª série do Ensino Médio e que ficou responsável pela edição. O resultado final foi um tour completo pelo trabalho da escola e pela nova realidade dos discentes durante a suspensão das aulas presenciais e que, logo, ganhou popularidade entre os alunos da unidade.

Confira o vídeo na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=blC5Z6hdzJg&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1nfx348BhM9LmKs6k-kex-b7X0rvDTPO6KARjVDd4gaXFGjla8At6eSx0

Resultados

Para a gestora Kellen Renata, a sua ideia atingiu o objetivo e conseguiu resgatar os laços com os alunos, que costumavam ser próximos da equipe escolar. “O nosso objetivo está sendo alcançado, graças a Deus. Os alunos se emocionaram com o vídeo, compartilharam e já correram atrás de atividades que não estavam entregando em dia. Então, eu estou maravilhada com o resultado!”, conta a diretora Kellen Renata.

Já para a estudante Hellen Carolynne, que enfrenta o regime especial das aulas não presenciais em casa, fica a lição de que é preciso se adaptar a esse momento para garantir a continuidade do aprendizado. “Foram anos lutando para chegar até aqui, passando por dificuldades, problemas. Mas, a gente conseguiu. Grande parte já passou e falta pouco para atingirmos o objetivo. É melhor continuar tentando do que chegar lá na frente e se arrepender de não ter tentado. Não desista agora!”, conclui a aluna.