Ciranda da Arte está com inscrições abertas para cursos modalidade EAD

Detalhes

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, abre inscrições para cursos nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro na modalidade Ensino a Distância (EaD). As vagas são GRATUITAS e estarão abertas até o dia 28 de agosto.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas no site www.cirandadaarte.com.br utilizando a ficha de inscrição: https://forms.gle/ttuRLJJVAYaU83xL8 .

Documentação exigida: CÓPIA do Registro Geral (RG) e comprovante de endereço. Enviar durante o curso.

Público alvo

Professores e pesquisadores. (requisito mínimo: graduação em qualquer área)

Vagas e matrícula

Vagas limitadas e preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. As matrículas serão confirmadas durante o período de inscrição, e a confirmação será realizada até o dia 02 de setembro de 2020. Atualizaremos a quantidade de vagas diariamente no site www.cirandadaarte.com.br

Início dos cursos

O início das aulas está previsto para o dia 07 de setembro de 2020, no ambiente virtual dos cursos: https://cirandadaarte.com.br/cursos – plataforma Moodle. Os dados de acesso (usuário e senha) serão enviados para os usuários matriculados.

Cursos

Desenho e História da Arte

Professor: Haroldo Araújo.

Carga Horária: 60 horas.

Ementa: Estimular e desenvolver a percepção estética, e a sensibilidade visual, compreendendo o desenho e a história da arte como uma representação simbólica que exerce grande influência no imaginário das pessoas. Discutir o desenho como produto cultural, histórico e um agente educativo.  Promover a compreensão das imagens, explorando os códigos da linguagem visual para estabelecer relações com o mundo e assimilar as informações sobre o mesmo. Construir narrativas visuais e ações educativas perpetuando pelo conteúdo da história da arte com as imagens produzidas.

Habilidades pela Prática Curricular (HPC) – Artes Visuais

Professoras: Aissi Kárita da Silva, Fernanda Moraes Assis, Luciene Albernaz Oliveira dos Santos, Regina Célia de Souza Lopes e Sandra Santana Silva.

Carga Horária: 120 horas.

Ementa: Compreensão do processo histórico de criação do Documento curricular para Goiás - Ampliado; Entendimento dos princípios e dos fundamentos pedagógicos que sustentam o Documento curricular para Goiás – Ampliado, em geral, e dos aspectos do Componente Arte, em específico; O Quadro Curricular – Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimento/Conteúdos e Habilidades; Entendimento dos conceitos progressão e integração de conhecimentos que compõem o componente curricular Arte; Problematização dos elementos constitutivos do planejamento e do plano de aula do professor, a partir de um currículo orientado por Competências e Habilidades. O planejamento e os cortes temporais.

Ateliê com Materiais Alternativos

Professor: Késsia Coutinho.

Carga Horária: 60 horas.

Ementa: Pesquisa, coleta e análise de materiais alternativos e de descarte disponíveis na comunidade. Reflexão sobre as relações sociais e a cultura do consumo. Processos de criação: fusão da arte contemporânea com a reciclagem.

Dança

Habilidades pela Prática Curricular (HPC) – dança

Professoras(es): Claudia Cardoso Barreto, Lívia Patrícia Fernandes e Renato Ribeiro Rodrigues

Carga horária: 120 horas.

Ementa: Compreensão do processo histórico de criação do Documento curricular para Goiás - Ampliado; Entendimento dos princípios e dos fundamentos pedagógicos que sustentam o Documento curricular para Goiás – Ampliado, em geral, e dos aspectos do Componente Arte, em específico; O Quadro Curricular – Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimento/Conteúdos e Habilidades; Entendimento dos conceitos progressão e integração de conhecimentos que compõem o componente curricular Arte; Problematização dos elementos constitutivos do planejamento e do plano de aula do professor, a partir de um currículo orientado por Competências e Habilidades. O planejamento e os cortes temporais.

Jogos Corporais e Espaços Cênicos: Criações em Dança a Partir da Escola

Professora: Ingrid Gomes

Carga horária: 60 horas.

Ementa: Compreensões de Jogos Corporais nas ações cênicas – revisitando lugares dos afetos, da memória e experimentando espaços diversos. Processos de criação em dança a partir de composição, improvisação e ampliação de repertórios. Conceitos e perspectivas da dança na educação estética. Fruição a espetáculos de dança em diferentes espaços.

Música

Voz e Expressão

Professores: Danilo Duarte e Marcos Santos.

Carga horária: 40 horas.

Ementa: Estudos sobre a voz, desde sua fisiologia e seus aspectos na fala e no canto. Abordagem sobre as emoções e linguagens corporais, para “UMA” performance musical consciente no uso de corpo e voz. Desenvolvimento de repertório com os alunos baseado em diferentes gêneros e estilos musicais. Trabalhos de técnica vocal (vocalizes, sons onomatopaicos e fonoaudiologia).

Finale – Editoração de Partituras, Arranjos e Composição

Professor: Antônio Campos Cardoso.

Carga horária: 60 horas.

Ementa: Curso básico do programa de edição de partituras Finale. Estudo e aplicação dos principais recursos do software; utilização de ferramentas necessárias para produção de partituras; criação, editoração, formatação de arranjos e composições.

Escola das Teclas – do Zero ao Topo  

Professor: Mateus Soares.

Carga Horária: 60 horas.

Ementa: Pesquisa sobre o instrumento teclado. Exploração em acordes Básicos e cifras. Atividades e exercícios para desenvolvimentos dos dedos, mão direita e Mão esquerda. Diálogos sobre repertório, acordes modernos e avançados. Explorações sobre como tocar e Conceber da execução com a Banda ou Solo. Diálogos sobre os mitos e verdades como alcançar uma boa Performance.

Arranjos para Bandas

Professor: Manassés Barros Aragão.

Carga Horária: 90 horas.

Ementa: Vivência em conjunto de arranjos, composições e práticas musicais em formações voltadas ao universo das bandas marciais, musicais e de percussão. Atividades que subsidiem a atuação pedagógica com vistas à construção musical dentro das diversas realidades do corpo discente.

Habilidades pela Prática Curricular (HPC) – música

Professoras(es): Ângela Cristina Coelho, Fernando Peres da Cunha, Lyudimila Regina Aires Felipe, Maria José Garcia Glória e Sylmara Cintra Pereira.

Carga horária: 90 horas.

Ementa: Compreensão do processo histórico de criação do Documento curricular para Goiás - Ampliado; Entendimento dos princípios e dos fundamentos pedagógicos que sustentam o Documento curricular para Goiás – Ampliado, em geral, e dos aspectos do Componente Arte, em específico; O Quadro Curricular – Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimento/Conteúdos e Habilidades; Entendimento dos conceitos progressão e integração de conhecimentos que compõem o componente curricular Arte; Problematização dos elementos constitutivos do planejamento e do plano de aula do professor, a partir de um currículo orientado por Competências e Habilidades. O planejamento e os cortes temporais.

Introdução ao baixo elétrico

Professor: Marcos Paulo M. Barbosa( Merê)

Carga Horária: 60 horas.

Ementa: Conceitos e práticas do aprendizado do baixo elétrico; compreensão de questões básicas e fundamentais do instrumento; estímulo à continuidade dos estudos do baixo; função do baixo em diversos contextos. Introdução da técnica pizzicato. Conceitos de intervalo, arpejo, acorde e suas aplicações nas linhas do baixo. Desenvolvimento do ouvido, utilizando músicas como referência; estímulo aos diálogos e reflexões relacionados ao processo de aprendizado do baixo.

Desenvolvendo o ritmo a partir do corpo humano

Carga Horária: 60 horas.

Professor: Pedro Emmanuel

Ementa: Trabalhar a percepção rítmica e memorização do indivíduo; desenvolver a coordenação motora; explorar os diferentes timbres produzidos pelo corpo humano; criação e composição rítmica; desenvolver o lado cognitivo do aluno, assim como sua capacidade de memorização; execução de melodias simples.

Canto livre

Carga Horária: 60 horas.

Professor: Fran Ungarelli e Jefferson Sousa.

Ementa: Aparelho fonador; respiração, relaxamento e postura; saúde da voz; aquecimento e desaquecimento vocal; dicção e articulação; qualidades do som cantado; avaliação vocal dos cursistas; interpretação e afinação; desafiar os alunos a cantar (vídeo ou áudio); criação de vídeos e avaliação do aprendizado durante o curso.

Teatro

Teatro ser e Teatro Educação

Professores: Marlos Pedrosa dos Santos e Haroldo Araújo.

Carga horária: 60 horas.

Ementa: Pesquisar, experimentar, vivenciar o Teatro ser e o ser do teatro-educação dentro da antropologia teatral e teatro do oprimido. Formação do ator-educador-sujeito como processo crítico , criativo e filosófico na sua representação no palco e na vida. Criar novas possibilidades estéticas no trabalho cênico, utilizando ver-apreciar-contextualizar na oficina do espetáculo.

Contação de Histórias: Papel Dobrado e Palavras Coloridas

Professora: Shirlene Álvares

Carga horária: 60 horas

Ementa: Técnica alemã de contar história com papel dobrado. Papel dobrado – quatro técnicas de ilustrar a história. Histórias de sequência. Oficinas de construção da história. A contação de história como componente curricular de Arte na Educação Básica.

Técnicas Teatrais

Professoras(es): Ingrid Rodrigues Gomes, Ivone Maria Cruz, Rodrigo Mota Lins, Késsia Coutinho, Raquel Rosa Pereira e Adriana Rufinho.

Carga horária: 60 horas.

Ementa: A tecnologia da cena e o desenvolvimento do espetáculo cênico; as artes e as técnicas que estruturam o espetáculo cênico. Concepção e encenação de ideias. Os processos de construção física do espetáculo.

Habilidades pela Prática Curricular (HPC) – Teatro

Professoras: Karla Araújo, Mara Veloso de Oliveira Barros, Onira de Ávila Pinheiro Tancrede e Rosane Christina de Oliveira

Carga Horária: 120 horas.

Ementa: Compreensão do processo histórico de criação do Documento curricular para Goiás - Ampliado; Entendimento dos princípios e dos fundamentos pedagógicos que sustentam o Documento curricular para Goiás – Ampliado, em geral, e dos aspectos do Componente Arte, em específico; O Quadro Curricular – Unidades Temáticas, Objetos de conhecimento/Conteúdos e Habilidades; Entendimento dos conceitos progressão e integração de conhecimentos que compõem o componente curricular Arte; Problematização dos elementos constitutivos do planejamento e do plano de aula do professor, a partir de um currículo orientado por Competências e Habilidades. O planejamento e os cortes temporais

Plano Estadual de Educação

Esta ação atende a meta 12 do Plano Estadual de Educação.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.