Prêmio Gestão Escolar tem inscrições prorrogadas

Gestores e equipes escolares podem se inscrever até o dia 31 de agosto

Gestores e equipes escolares de escolas públicas estaduais e municipais de todo o Brasil ganharam maior prazo para se inscreverem no Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020. O período de inscrições, que seria encerrado no último dia 15, segue agora até o dia 31 de agosto.

Realizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a edição 2020 do PGE visa reconhecer experiências inovadoras de gestão implementadas durante o período de pandemia.

Além do gestor, serão premiados os esforços de toda a equipe escolar, representada por um coordenador e até quatro professores. Na inscrição, eles deverão apresentar um relato de experiência sobre as iniciativas implementadas nas unidades escolares de modo a minimizar os desafios impostos pelo afastamento social.

Premiação

Em Goiás, 380 escolas da rede estadual de educação já estão inscritas no prêmio. Junto às escolas municipais, elas participam da etapa Estadual e concorrem a vagas na etapa Regional.

Para a etapa Final, classificam-se cinco escolas.  A unidade escolar escolhida como referência nacional recebe o prêmio em dinheiro de R$ 30 mil, além de vagas no curso de especialização a distância na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

História

Lançado em 1998, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país. Em 2017, a diretora do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, de Iporá, foi a primeira colocada na etapa Estadual do PGE.

Silvânea Toscana de Morais Souza recebeu um prêmio para aplicação na unidade educacional no valor de R$ 30 mil, pago pelo Governo de Goiás, e representou a rede estadual de ensino no Intercâmbio Brasil-Estados Unidos de Diretores Escolares.

A edição 2020 do PGE tem o patrocínio da Fundação Itaú para a Educação e Cultura e conta com a parceria das organizações Bett Educar, British Council, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Unesco, Unicef e Univesp.