Webconferência apresenta projeto do Governo de Goiás para incentivar leitura de clássicos da Filosofia
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Encontro contou com a participação do professor Clóvis de Barros Filho, autor de projeto de incentivo à leitura de clássicos da Filosofia
Professores de Língua Portuguesa e coordenadores regionais de Educação de todo o estado participaram, nesta segunda-feira (17/08), de uma webconferência com o professor Clóvis de Barros Filho.
Promovida pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino Médio e do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação, a ação busca implantar um projeto de incentivo à leitura nas escolas de rede pública estadual de ensino. Criado pelo professor Clóvis de Barros Filho, o projeto consiste em promover a leitura e a interpretação de livros clássicos da Filosofia por meio de vídeos.
Voltado os estudantes do Ensino Médio, a ação extracurricular propõe o acesso diário a vídeos curtos, gravados pelo professor, e que apresentam trechos de obras clássicas dos pensamentos antigo, moderno e contemporâneo. “São obras do pensamento humano que ninguém lê ou que são citadas nos cursos, mas cujo acesso ao texto é raro”, ressalta Clóvis de Barros Filho.
Segundo ele, a intenção do projeto é promover o acesso a essas obras através de uma ferramenta já presente no cotidiano dos jovens: os vídeos. Por meio deles, o professor acredita ser possível estabelecer o hábito da leitura e fazer com que os alunos entendam a relação dos clássicos com a atualidade.
O objetivo é que o projeto tenha a duração de 3 anos, com um total de 36 obras clássicas lidas. Para a primeira etapa, que reúne livros do pensamento antigo, foram selecionadas obras como a Odisseia, de Homero; O Banquete, de Platão; Carta a Meneceu, de Epicuro; e Cidade de Deus, de Agostinho de Hipona.
Ao final de cada livro, os integrantes do projeto participariam de uma live-debate com o professor Clóvis de Barros Filho e realizariam uma avaliação especial, referente ao conteúdo da obra estudada. A iniciativa foi parabenizada pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, que agradeceu o professor por incentivar o desenvolvimento de uma habilidade tão importante quanto a leitura.
Interdisciplinaridade
Para a professora Aparecida Penha, da Coordenação Regional de Educação de Rubiataba, o projeto promove um resgate do estimulo à leitura. Segundo ela, apesar de reunir obras clássicas da Filosofia, o programa abre caminho para interdisciplinaridade e permite que os professores de Língua Portuguesa “caminhem por outras linhas”.
A ideia, segundo Clóvis de Barros Filho, é justamente permitir essa transdisciplinaridade na abordagem das obras em sala de aula. De acordo com ele, ao final do projeto, os vídeos do projeto formarão uma videoteca e poderão ser usados como ferramenta de apoio e suporte pedagógico para os professores.
Antes de ser incorporado às escolas da rede estadual, no entanto, as equipes da Seduc devem definir a melhor forma de implantação do projeto junto ao currículo do Ensino Médio. A ideia é que os vídeos sejam incorporados no ano letivo de 2021, com a possibilidade de bolsa para os estudantes participantes.
Parceria
O projeto foi viabilizado entre uma parceria que envolve a Secretaria-Geral da Governadoria e a Secretaria de Estado da Educação. O secretário da Governadoria, Adriano Rocha Lima, apresentou à secretária da Educação, Fátima Gavioli, a possibilidade de incentivar a leitura na rede estadual utilizando esse trabalho do professor Clóvis de Barros Filho.