Governo de Goiás investe mais de R$ 50 milhões em transporte escolar

Ofertado em parceria com os municípios, serviço tem sido usado também para distribuição de atividades impressas aos estudantes da zona rural

A garantia do serviço de transporte escolar tem sido uma das prioridades do Governo de Goiás. Somente neste ano, já foram repassados R$ 52.594.570,00 e quatro novos veículos foram entregues às prefeituras municipais, de modo a garantir a continuidade e a qualidade dos serviços.

Em Goiás, o transporte escolar atende estudantes de escolas públicas, estaduais e municipais, que moram na zona rural. Conforme a Lei Estadual nº 14.556/03 e o Decreto nº 5.902/04, o Estado repassa aos municípios parceiros 10 parcelas anuais para a manutenção do transporte, calculadas conforme o número de alunos transportados.

Em função da suspensão das aulas presenciais no início deste ano, o serviço passou a ser utilizado de outra maneira. Ao invés de transportar os estudantes para as escolas, os veículos passaram a ser utilizados por gestores, coordenadores e professores para a entrega de atividades e materiais didáticos aos alunos da zona rural e de regiões de difícil acesso.

Para garantir a continuidade do serviço, o Governo de Goiás tem quitado em dia as parcelas do transporte escolar, que já somam um investimento de R$ 52.594.570,00. No ano passado, além das 10 parcelas regulares, o Estado realizou o pagamento de outras cinco parcelas em atraso, deixadas em aberto pela gestão anterior.

Novos ônibus

Além dos repasses às prefeituras, o Estado tem realizado a entrega de novos ônibus escolares. Na semana passada, durante visita à Seduc, o governador Ronaldo Caiado fez a entrega de quatro novos veículos aos municípios de Edealina, Orizona, Uirapuru e Goiás.

De acordo com o gerente de Transporte Escolar, Logística e Serviços da Seduc, Wolney Arruda de Lima, os novos ônibus foram adquiridos após uma devolução, realizada pela prefeitura de Aragarças. No ano passado, o Governo de Goiás cedeu os veículos ao município para uso no transporte escolar. No entanto, durante o período em que estavam cedidos, os ônibus foram danificados em um incêndio e tiveram que ser repostos.

Após a reposição, os veículos foram devolvidos ao Estado e, agora, foram repassados a municípios para atender estudantes de Escolas Família-Agrícola e sanar carências no serviço.

Aulas não presenciais

Em nova resolução, o Conselho Estadual de Educação (CEE) incluiu o transporte escolar como instrumento avaliativo a ser usado pelas unidades escolares durante o regime especial de aulas não presenciais.

De acordo com o documento, durante esse período, o transporte escolar deve ser visto como uma alternativa para entrega e recebimento de atividades e/ou avaliações impressas, prioritariamente para os estudantes de zona rural ou de áreas de difícil acesso.

A intenção é que, mesmo sem acesso à internet e mantendo o distanciamento social, os alunos consigam realizar a devolutiva das atividades e avaliações às unidades escolares.

Plano Estadual de Educação

Esta ação atende a meta 21 do Plano Estadual de Educação.