Inscrições para segundo curso de Habilidades pela Prática Curricular terminam sexta-feira, dia 14

Detalhes

Formação é destinada a professores da rede estadual de ensino, atuantes no Ensino Fundamental II, de 20 CREs selecionadas

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abre vagas para a 2ª edição do curso Habilidades pela Prática Curricular (HPC), voltado aos professores da rede estadual de ensino que atuam em salas de aula do Ensino Fundamental II.

A formação tem como objetivo familiarizar o professor com as habilidades de aprendizagem do Documento Curricular de Goiás Ampliado (DC-GO), visando sua aplicação em sala de aula.

As inscrições no processo seletivo para participação do curso devem ser feitas até esta sexta-feira, dia 14 de agosto. Podem se inscrever docentes de diversas áreas do conhecimento, desde que atuantes no Ensino Fundamental II, das seguintes Coordenações Regionais de Educação (CREs): Aparecida de Goiânia, Palmeiras, Campos Belos, Piracanjuba, Catalão, Piranhas, Cidade de Goiás, Pires do Rio, Inhumas, Porangatu, Itapaci, Santa Helena de Goiás, Itapuranga, São Luiz de Montes Belos, Jataí, São Miguel do Araguaia, Jussara, Rubiataba, Minaçu e Uruaçu.

O curso

Serão selecionados pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor) da Seduc 960 participantes, conforme o edital. O curso em EaD terá início no dia 25 de agosto, com previsão de conclusão em dezembro de 2020.

No curso, os professores vão aprender mais sobre o DC-GO e sua estrutura, a fim de planejar aulas e avaliações com base nas habilidades previstas pelo documento. A carga horária é de 120 horas, distribuídas em cinco módulos. Leia a ementa completa da formação aqui.

Conceito de habilidade

Como explicou o gerente de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, Wagner Alceu, o DC-GO substituiu o conceito de expectativa de aprendizagem, presente no currículo anterior de Goiás, pelo de habilidade. “O conceito é quase o mesmo, mas é mais técnico. Habilidade é o que o aluno deve desenvolver até o fim do bimestre”.

“As crianças compreendidas como cidadãs, criativas, ativas que participam, opinam, modificam e são modificadas pelo contexto, indicam que seus processos de aprendizagens e desenvolvimento são distintos e ocorrem, conforme, ritmos e experiências próprias, não sendo possível traçar um objetivo e esperar que todas alcancem ao mesmo tempo, de forma padronizada [...] não podendo ser confundidos com expectativas de aprendizagens que podem servir para reter, rotular ou engessar o desenvolvimento das crianças” (fragmento do DC-GO, primeira versão, página 44)

Histórico

O Documento Curricular de Goiás (DC-GO) da Educação Infantil e Ensino Fundamental foi articulado para traduzir as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) à realidade de Goiás. Ele foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-GO) em 2018 e começou a ser implantado nas escolas goianas neste ano.

O Documento Curricular de Goiás do Ensino Médio (DC-GOEM) ainda está em fase de elaboração. Entre novembro de 2019 e janeiro de 2020, a Seduc abriu consulta pública sobre a versão preliminar do documento e recebeu mais 20 mil contribuições de professores, gestores, estudantes e demais profissionais da educação.

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