Governo de Goiás investe cerca de R$ 26 milhões na compra e distribuição de 500 mil kits de uniformes

Iniciativa é inédita e pioneira. Conjuntos de calças e camisetas beneficiaram quase meio milhão de alunos da rede estadual

Entre as várias ações adotadas pelo Governo de Goiás para garantir melhorias ao ensino da rede pública estadual, uma das mais importantes foi a distribuição gratuita de milhares de conjuntos de uniformes escolares aos alunos nos 246 municípios goianos.

A iniciativa pioneira do governador Ronaldo Caiado, além de levar maior segurança à comunidade educacional, contribuiu também para elevar a autoestima dos estudantes e proporcionar maior equidade no ambiente escolar.

Compostos por duas calças e duas camisetas, os 500 mil conjuntos de uniformes contemplaram os mais de meio milhão de alunos do Ensino Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na rede em 2020. O investimento total foi de R$ 25.661.128,16.

A boa notícia marcou o início das aulas do primeiro semestre letivo de 2020. Os  primeiros conjuntos de uniformes foram  distribuídos no dia 3 de fevereiro deste ano aos alunos das escolas estaduais do entorno do Distrito Federal.

Entrega dos primeiros uniformes
A primeira unidade escolar a receber oficialmente as peças do novo vestuário foi o Colégio Estadual Delfino Oclécio Machado, no Jardim Ingá, em Luziânia. A cerimônia, que marcou a abertura do ano letivo, contou com as presenças do governador Ronaldo Caiado, da primeira-dama Gracinha Caiado, da secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, e de diversos representantes da região. Somente neste colégio foram entregues 2.400 kits. Durante a entrega, o diretor José Júnio Senra elogiou a iniciativa do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Segundo ele, os pais ficaram extremamente satisfeitos em saber que, a partir deste ano, não teriam que assumir a aquisição dos uniformes.

"Estamos em uma região de muita carência e a maioria das famílias tem mais de uma criança na escola. Então, para os pais, essa despesa pesava demais no orçamento, que sempre é pequeno", destacou o diretor.

Em Formosa, também no dia 3 de fevereiro, o governador fez a entrega oficial dos kits de uniforme aos alunos do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Sérgio Fayad Generoso. Foram 440 estudantes agraciados.

Segurança e mais autoestima
Nas duas visitas que fez às unidades educacionais, o governador frisou a importância da distribuição dos uniformes. "O uso do uniforme reforça a organização no ambiente escolar e também contribui para dar maior segurança aos alunos e professores, já que assim fica mais fácil saber quem entra e quem sai da escola", declarou Ronaldo Caiado. O governador de Goiás lembrou ainda outra questão importante, que é a melhoria da autoestima das crianças e adolescentes. Como todos estarão uniformizados, isso reforça a percepção de que todos são iguais dentro do ambiente escolar, independente das condições socioeconômicas do aluno.

Inclusão social
A distribuição dos uniformes na rede pública estadual está sendo realizada de forma gradual, desde o início do primeiro semestre de 2020, seguindo um  cronograma acordado entre a Seduc e as empresas fabricantes, escolhidas por licitação.

Em Goiás, o processo de confecção dos kits de uniformes chama a atenção pelo impacto social. Além de beneficiar uma grande parcela de famílias de baixa renda, representada pelos alunos que recebem gratuitamente as peças de roupas para ir à escola, boa parte dos itens de vestuário está sendo fabricada com mão de obra dos reeducandos do sistema prisional goiano.
Convênio nesse sentido foi firmado entre a Seduc Goiás, as empresas vencedoras da licitação e a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGPA), atendendo as determinações do Decreto nº 9.577, de novembro de 2019.

"A prestação de serviços pela população interna ou egressa do sistema penitenciário, além de ser remunerada, possibilita a ressocialização e a remição do tempo de execução da pena, na proporção de 1 dia para cada 3 dias trabalhados”, explicou a secretária de Educação, Fátima Gavioli.

Plano Estadual de Educação

Esta ação atende as metas 11,12 e 21 do Plano Estadual de Educação.