Novo material da Seduc auxilia professores no uso de tecnologias para aulas não presenciais
- Detalhes
O Guia de Recursos para Atividades Pedagógicas foi elaborado pela Seduc, por meio do Centro de Formação
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) elaborou o Guia de Recursos para Atividades Pedagógicas, destinado aos professores da rede pública estadual de ensino, com tutoriais sobre o uso de diversas ferramentas e softwares em aulas não presenciais. O material foi produzido pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor).
O guia, disponível em formato e-book, aborda a produção e edição de vídeos, criação de formulários, podcasts, salas de aula virtuais e grupos no Facebook. Os profissionais também poderão receber dicas de como organizar as aulas não presenciais e manter boa comunicação com a turma.
Segundo o gerente de Educação à Distância da Seduc, Divino Alves, o material será útil para os professores mesmo após o retorno das aulas presenciais. “Antes do isolamento, muitos professores já trabalhavam com ensino híbrido. No regime de aulas presenciais, nada impede o professor de fazer um projeto com os estudantes, por exemplo, de gravação de vídeos”, explicou.
“Essa pandemia serviu para nos ensinar a utilizar as tecnologias para atividades pedagógicas”, afirmou Divino Alves. Ele defende que Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser usadas pelo professor em sala de aula, ou pelos estudantes, nas tarefas de casa, como forma de expandir o conteúdo.
Diversidade de ferramentas
A diversidade de ferramentas, estratégias e metodologias presentes no guia também evidencia a pluralidade e autonomia de cada escola na condução das aulas não presenciais. A Seduc orientou que cada unidade escolar fizesse o planejamento de aulas e ações pedagógicas de acordo com a realidade da sua comunidade escolar.
“Como não é ensino a distância, não tem uma plataforma específica e virtual de ensino. O ensino não presencial é híbrido. O importante é incentivar o uso de várias metodologias pelo professor em suas aulas”, esclareceu o gerente.