Governo de Goiás faz a entrega de conjunto de medidas para a Educação

Em solenidade na Seduc, o governador anunciou obras de melhoria da infraestrutura e entregou tecnologia assistiva para estudantes cegos, dentre outros benefícios para Educação

Nesta quarta-feira, 5/8, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou investimentos da ordem de R$ 26 milhões em obras na rede pública estadual de ensino, entregou dispositivos portáteis de visão artificial para estudantes cegos e repassou quatro novos ônibus escolares para quatro municípios.

Foi feita também a assinatura de termo de cooperação que disponibiliza uma plataforma de ensino à distância para os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, de forma gratuita – a Sala do Saber. Todas essas ações foram anunciadas na manhã desta quarta-feira, 5/8, na sede da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc).

Obras
De acordo com o governador Ronaldo Caiado, os investimentos em reforma e ampliação das unidades escolares alcança R$ 26 milhões, levando melhorias para toda a rede Estadual. A melhoria da infraestrutura inclui recursos em obras de 92 escolas e de 21 Coordenações Regionais de Educação (CREs), somando 113 obras.

Desse total, 20 obras serão iniciadas imediatamente, 57 estão em execução, 30 estão em fase de licitação e seis já foram finalizadas.As escolas e coordenações com obras de reforma e ampliação estão localizadas em diversos municípios e beneficiam todas as 40 regionais de Educação de Goiás.

Uma das escolas é o Colégio Estadual João Carneiro dos Santos, de Senador Canedo, que receberá um novo prédio de alvenaria para substituir a antiga estrutura de placa. Veja aqui a lista de todas as obras, por regional e município.

Todas as 1.029 unidades escolares da rede pública estadual também passaram, no início do ano, por pequenos reparos estruturais com recursos que variaram de R$ 5 a 33 mil, de acordo com o número de estudantes, no programa Reformar Goiás.

“Como é que a criança vai chegar em uma escola toda suja, toda destruída? O pátio com capim para todo lado, não tem um jardim, não tem uma carteira arrumada, não tem uma sala projetada, uma cozinha apropriada, não tem nada que inspire a criança a preservar o que é dela”, disse o governador. “Não, nós temos que dar o bom exemplo. E eu chego nas cidades hoje e fico orgulhoso. Passo em frentes às escolas e elas estão arrumadas, pintadas”, afirmou.

Dispositivos de visão artificial
O Governo de Goiás, por meio da Seduc, também fez a entrega de dispositivos portáteis de visão artificial OrCam MyEye a sete estudantes da rede estadual. Ao todo, foram adquiridos pelo Estado 68 equipamentos, que irão atender a todos os estudantes cegos da rede estadual, com um investimento de R$ 499.999,92.

O aparelho faz leituras de textos e reconhecimento de pessoas e objetos para deficientes visuais, com descrição por áudio. Esse dispositivo deverá contribuir para facilitar e dar celeridade à aprendizagem dos alunos cegos, ainda que não dominem o Braille.

“Hoje esses alunos receberam o que existe de mais avançado na tecnologia israelense. As crianças e jovens vão poder acompanhar a aula como um estudante que tem a capacidade de ver. Isso é inclusão. O dinheiro público é para isso”, declarou Ronaldo Caiado. “Onde houver tecnologia para facilitar a inclusão, o governo de Goiás vai buscar”, reafirmou a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli.

Ônibus escolares
Os quatro novos ônibus escolares foram destinados aos municípios de Edealina, Orizona, Uirapuru e Goiás. O objetivo é fortalecer a frota do transporte escolar rural e atender às Escolas Família Agrícolas (EFAs).

De acordo com o gerente de Transporte Escolar, Logística e Serviços da Seduc, Wolney Arruda de Lima, os ônibus que serão entregues foram adquiridos após uma devolução, feita pela prefeitura de Aragarças.

No ano passado, o Governo de Goiás cedeu os veículos ao município de Aragarças para uso no transporte escolar. No entanto, durante o período em que estavam cedidos, os ônibus foram danificados em um incêndio e tiveram que ser repostos. Após a reposição, os veículos foram devolvidos ao Estado e, agora, são repassamos aos municípios que apresentam carência no serviço.

Sala do Saber
Outro compromisso da agenda do governador na Seduc foi a assinatura de um termo de cooperação com o grupo Mega Mais para a utilização da plataforma de ensino Sala do Saber. A plataforma vai atender mais de 130 mil estudantes de 8° e 9° ano do Ensino Fundamental com material pedagógico online de Matemática e de Língua Portuguesa.

A Sala do Saber contém videoaulas e listas de exercício para resolução. "As videoaulas são dinâmicas e muito atrativas porque fazem menção a personagens conhecidos das séries da Netflix", explica a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria. Além disso, a plataforma emite um relatório individual de análise de aprendizagem e desempenho para cada estudante cadastrado.

Segundo a superintendente, a plataforma de ensino a distância será um apoio imprescindível para a rede pública estadual de ensino neste momento de aulas não presenciais, garantindo aos estudantes uma nova e versátil ferramenta de estudos.