Nova Matriz do Documento Curricular promove flexibilização no currículo do Ensino Fundamental

Desenvolvido pela Coordenação Estadual de Implementação da BNCC do Estado de Goiás, documento elenca aprendizagens essenciais de cada ano e de cada componente curricular

A retomada do Regime Especial de Aulas Não Presenciais nas turmas do Ensino Fundamental, realizada nesta segunda-feira (03/08), contou com uma novidade no âmbito pedagógico. Entra em vigor na rede pública estadual de ensino, neste segundo semestre, a Matriz das Habilidades Estruturantes do Documento Curricular para Goiás (DC-GO).

Desenvolvida pela Coordenação Estadual de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Estado de Goiás, em regime de colaboração entre o Conselho Nacional de Secretários Estaduais
da Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação Goiás (Undime GO), a nova matriz promove a flexibilização do currículo do Ensino Fundamental e reúne as habilidades essenciais, prioritárias, de cada ano e de cada componente curricular.

O objetivo, de acordo com os autores, é garantir que professores e estudantes deem continuidade ao processo de ensino-aprendizagem mesmo diante da pandemia de Covid-19, que ocasionou a impossibilidade de cumprimento regular dos 200 dias letivos.

“(A matriz) traz o que a gente considera as habilidades essenciais para se ter em um ano letivo, o que eu não posso abrir mão durante um ano letivo. Ela foi feita para subsidiar as escolas, os professores para estes poderem saber o que é estruturante, o que é focal, e o que eu preciso em cada ano”, conta a Coordenadora Estadual da Equipe de Implementação da BNCC em Goiás, Zenilde Maria Teixeira.

A cada componente curricular e ano, o documento traz um texto introdutório e uma matriz, que contempla: os conceitos centrais; os cortes temporais; as habilidades estruturantes, ou seja, as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos estudantes a cada ano; e as habilidades complementares, que apresentam a progressão dos processos cognitivos, comunicativos e socioemocionais que os estudantes precisam desenvolver ao longo do ano letivo.

Professores
De acordo com a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria, a nova matriz foi disponibilizada às equipes pedagógicas das escolas de rede estadual na semana passada, durante as reuniões pedagógicas bimestrais. Mas, para auxiliar os profissionais na aplicação da matriz nas turmas de Ensino Fundamental, a equipe da Coordenação Estadual de Implementação da BNCC do Estado de Goiás deve realizar uma webconferência nesta sexta-feira (7/8).

Devem participar do encontro on-line os coordenadores regionais e pedagógicos, gestores e tutores educacionais. O objetivo é apresentar, por área de conhecimento, a matriz e a sua forma de aplicação.