Governo de Goiás disponibiliza plataforma de apoio socioemocional para professores da rede

Detalhes

Por meio de uma parceria com o Instituto Península, profissionais poderão participar de cursos gratuitos e voltados ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Pensando no bem-estar dos profissionais da rede estadual de Educação, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (CEPFOR), firmou uma parceria com o Instituto Península para a realização de formações voltadas ao apoio socioemocional. A partir do mês de agosto, serão ofertados cursos autoinstrucionais e que podem ser realizados por professores de todas as etapas, no horário de sua preferência.

No dia 5 de agosto será lançado o programa de apoio socioemocional para os educadores da rede, o Vivescer. Na plataforma estarão disponíveis quatro cursos, certificados e com duração de 32 horas cada, que ajudam o professor a equilibrar mente, corpo e emoções e vincular-se ao seu propósito de vida. Além disso, haverá uma comunidade de suporte na qual professores poderão trocar experiências e materiais.

Para a Superintendente do CEPFOR, Rita de Cássia, esse momento requer um cuidado com toda a comunidade escolar e o autoconhecimento é essencial para os profissionais da educação. “Acreditamos que a realização destes cursos pelos professores, certamente, oportunizará o equilíbrio emocional necessário à travessia do atual cenário de pandemia e de aulas remotas que estamos vivenciando, além de auxiliá-los na realização de um trabalho de melhor qualidade. É a educação se reinventando para melhor atender aos estudantes”, afirma a superintendente.

A ideia é levar, por meio da internet, um suporte aos docentes que estão em casa, isolados de modo a conter o contágio pelo novo coronavírus (SARS Cov-2). Além disso, as formações representam um convite ao autoconhecimento, autocuidado e mudança de práticas, aliado a uma rede de suporte rica e sempre disponível.

Vivescer
A palavra que dá nome a plataforma de ensino foi criada pelo escritor Guimarães Rosa e combina as palavras “viver” e “ser”. Totalmente gratuita, a Vivescer foi desenvolvida por professores de diferentes estados do Brasil em um processo de criação colaborativa, conduzida pelo Instituto Península.

Para se inscrever nos cursos ofertados, basta acessar o site CLIQUE AQUI