Governo de Goiás dá início às obras no Centro de Educação de Jovens e Adultos Arco-Íris, em Goiânia

Detalhes

Com mais de 600 alunos matriculados, instituição de ensino ficou 23 anos sem passar por reforma. Valor do investimento é de R$ 548 mil

Sexta-feira, 17 de julho de 2020. Uma data histórica para alunos e professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Arco-Íris, em Goiânia. Na manhã de hoje, uma equipe da Superintendência de Infraestrutura da Secretaria de Educação do Estado esteve na unidade escolar para entregar, à empresa vencedora do processo de licitação, a ordem de serviço autorizando o início imediato das obras na instituição de ensino.

Construída em 1984, a unidade escolar ficou 23 anos sem passar por reforma. As obras que se iniciam hoje foram autorizadas pelo governador Ronaldo Caiado no dia 9 de novembro do ano passado durante uma visita ao local. O investimento na melhoria do espaço será no valor de R$ 548.208,09.

Com previsão de término para 120 dias, a reforma inclui a construção de uma quadra poliesportiva coberta, além de uma cozinha com refeitório para atender 90 alunos. Também serão realizados reparos gerais nos seis banheiros destinados aos alunos, instalação do laboratório de Ciências, adequação do pátio interno com correção do desnível para permitir a acessibilidade e substituição do piso de cimento vermelho por granitina em todas as salas de aula e na parte administrativa, composta por laboratório de informática, biblioteca, sala de professores, secretaria e sala da direção. A última parte da obra é a pintura geral, interna e externa, do prédio.

Sonho realizado
Em live na manhã desta sexta-feira com professores e a diretora do Ceja Arco-Íris, a secretária Fátima Gavioli afirmou que a reforma é mais do que merecida e deve ser entendida como um reconhecimento por toda dedicação e empenho demonstrados pela equipe pedagógica e gestora da unidade escolar, especialmente no período de aulas não presenciais.

A secretária pediu à equipe de profissionais do Centro de Educação de Jovens e Adultos que esteja atenta a cada passo da obra, fiscalizando para que todo o dinheiro investido seja, de fato, revertido em melhorias para os alunos e a comunidade. “Essa é a determinação do governador Ronaldo Caiado para todas as obras realizadas com recursos públicos”, destacou ela.
A professora Orita Medrado, diretora do Ceja, fez questão de ressaltar que o início das obras representava a concretização de um sonho antigo dos professores e estudantes da unidade. “A senhora e o governador não tem ideia da dimensão, da importância, dessa obra para todos nós. É um grande presente para a nossa escola”, afirmou.

O Ceja Arco-Íris fica no Bairro Chácara do Governador e funciona atualmente em dois turnos: matutino e noturno. Na unidade estão matriculados 647 alunos, distribuídos em turmas de Ensino Fundamental e Médio nas modalidades EJA presencial e de ensino a distância. E, desde o ano passado, a escola também é um dos polos do programa EJATec, que dá aos estudantes com mais de 18 anos a oportunidade de concluir o Ensino Médio de forma semipresencial.