Parceria entre Instituto Ayrton Senna e Consed promove série de bate-papos voltados às habilidades socioemocionais

Detalhes

Novo projeto, voltado a educadores e gestores, prevê o desenvolvimento das competências socioemocionais. Primeiro bate-papo será realizado nesta quinta-feira (16/07)

O Instituto Ayrton Senna, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), dá início nesta quinta-feira (16/07) ao projeto “Volta ao Novo – Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais”. O objetivo é promover o desenvolvimento das habilidades socioemocionais tanto nos professores quanto nos estudantes, fornecendo um conjunto de materiais de apoio.

Neste primeiro bate-papo, que será transmitido a partir das 16 horas, será apresentada a primeira macrocompetência: a resiliência emocional. A intenção é entender como esta competência socioemocional pode auxiliar educadores, gestores e estudantes na volta às aulas presenciais nas escolas.

“Nos deparamos com a situação de escolas fechadas, entre outras. As pessoas perderam o senso do que vai acontecer e se viram diante da imprevisibilidade, o que torna as pessoas ansiosas. Para controlar isso, eu preciso desenvolver minhas habilidades’, disse o vice-presidente de Desenvolvimento Global e Comunicação do Instituto Ayrton Senna, Emilio Murano, em entrevista à Agência Brasil.

Para auxiliar no desenvolvimento das habilidades nesse período de pandemia, o Instituto Ayrton Senna e o Consed realizarão, a cada 15 dias, lives abertas, pela internet, voltada aos professores, familiares e demais interessados. Além disso, os técnicos e as equipes de formação das redes de ensino participarão de reuniões fechadas, pautadas pelo mesmo tema.

Além do vice-presidente de Desenvolvimento e Comunicação do Instituto Ayrton Senna, Emilio Murano, participam deste primeiro bate-papo do projeto Volta ao Novo a especialista em Educação Integral, Gisele Alves, e a professora da rede estadual do Mato Grosso do Sul, Patrícia Silva. Para acompanhar a transmissão, basta se inscrever no site www.institutoayrtonsenna.org.br/ ou acessar a página do Instituto no Facebook.