Jogos Escolares da Juventude 2020 são cancelados

Decisão foi tomada pelo Comitê Olímpico Brasileiro juntamente com as confederações olímpicas brasileiras e as secretarias estaduais de Educação, parceiras na realização da competição. Os Jogos Estudantis de Goiás também foram cancelados.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), responsável pela realização dos Jogos Escolares da Juventude 2020, optou pelo cancelamento da edição do evento. De acordo com o COB, a decisão foi pautada pela priorização da preservação da saúde e integridade física dos envolvidos,  já que os fatores decorrentes da pandemia de COVID-19 impedem uma organização segura do evento.

Em ofício encaminhado ao Governo de Goiás, o comitê esclareceu que o cancelamento foi amplamente discutido com os representantes das confederações olímpicas brasileiras e das 27 secretarias estaduais de Educação, parceiras na realização dos jogos.  Em Goiás, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) foi representada pela gerente de Projetos Extracurriculares de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc, Patrícia Pereira Silva.

Segundo Patrícia Silva, o COB realizou videoconferências com os gestores regionais e estaduais de modo a conhecer as determinações de cada estado em relação aos Jogos Estudantis 2020, assim denominados antes da etapa nacional quando passam a ser chamados Jogos Escolares da Juventude. De acordo com ela, “nas reuniões o comitê pode ouvir como estaria a questão dos jogos em cada estado, as possibilidades de serem realizados e se haveria orçamento para a realização do evento este ano, uma vez que muitos Estados tiveram seus orçamentos destinados à Saúde”, explicou.

Após as reuniões, as diferentes situações de cada Estado em relação à pandemia, o risco de contágio nas viagens das equipes para os jogos, as incertezas nos calendários escolares e a remarcação das etapas regionais foram decisivos para o cancelamento do evento.

Jogos Estudantis de Goiás

Diante do aumento dos casos de Covid-19 em Goiás e do cancelamento dos Jogos Escolares da Juventude 2020, a Seduc também optou pelo cancelamento dos Jogos Estudantis de Goiás 2020. De acordo com a gerente de Projetos Extracurriculares de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc, a questão vinha sendo discutida com a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, antes mesmo dos debates promovidos pelo COB. Desde o princípio, a opinião era favorável à não realização dos jogos neste ano.

“Se for possível, a Seduc, por meio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação, estará promovendo outras atividades relacionadas à prática esportiva. Porém, dependerá da situação diante da pandemia”, afirma Patrícia Silva.

Histórico

Os Jogos Escolares da Juventude são realizados desde 2005 e fazem parte do processo de sistematização dos Jogos Escolares Brasileiros, proposto pelo Governo Federal. Anualmente, o evento reúne alunos-atletas de escolas públicas e privadas do território nacional para a disputa de 17 modalidades, além de atividades educativas e culturais.

No ano passado, cinco estudantes da rede pública estadual de Goiás conquistaram 13 medalhas na Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Os vencedores foram destaque nas categorias de luta olímpica, atletismo e judô.