Mediadores da inclusão apostam na tecnologia para o registro das atividades

Ferramentas como o Google Drive têm sido usadas para registro e planejamento das atividades da Educação Especial

A Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais, por meio da Gerência de Educação Especial, realizou o 'Encontro com Mediadores – Relatos de Experiências dos Desafios da Pandemia'.

Na ocasião, a equipe apresentou relatos de como a tecnologia têm sido usada por esses profissionais e como os recursos tecnológicos poderão ser aplicados nos registros de atividades.

“Esse é um tema que sempre tem que ser debatido. Quanto mais exaurirmos esse tema, mais chances teremos de prestar um bom serviço”, afirmou a secretária de Educação, Fátima Gavioli, sobre a Educação Especial. Para ela, o mediador da inclusão tem um papel especial, atuando no vínculo direto entre a Seduc e as unidades escolares.

A gerente de Educação Especial, Mércia Rosana Chavier, também aproveitou a reunião para ressaltar a importância do mediador para a Educação Especial em Goiás. “O mediador é o nosso maior apoio dentro das Coordenações Regionais de Educação. É ele o nosso multiplicador de boas ações, de políticas. E é ele também que nos traz as novidades, nos apresenta as dificuldades e vai dialogando diretamente com a Seduc para encontrar as soluções possíveis”, destaca Mércia Chavier.

Foi a partir da experiência da mediadora de inclusão Thereza Christina da Costa Januário, junto aos profissionais de apoio pedagógico e intérpretes de Libras da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Aparecida de Goiânia, que a equipe da Gerência de Educação Especial apresentou a nova plataforma para o registro das atividades dos profissionais da inclusão. A ferramenta deve ser adotada em toda rede estadual de ensino.

Registro de atividades
Para o acompanhamento dos profissionais da Educação Especial da Aparecida de Goiânia, a mediadora Thereza Christina adotou diferentes estratégias virtuais. A primeira delas foi criado o Plano de Ação Excepcional 2020, usado por profissionais de apoio pedagógico e intérpretes de Libras para o registro semanal das atividades durante o regime de aulas não presenciais.

Neste documento, constam dados do estudante atendido, a expectativa de aprendizagem e informações sobre o seu desempenho. Para sistematizar o registro dos planos de ação em cada uma das nove unidades escolares da Regional de Aparecida de Goiânia, que contam com salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Thereza Christina criou pastas virtuais na plataforma Google Drive.

Em cada pasta, os profissionais de apoio registram semanalmente o Plano de Ação Excepcional e o Relatório de Desempenho de cada um dos estudantes. Nesse ambiente virtual, também pode ser inseridas fotos, vídeos e outros anexos que o profissional julgar necessário acrescentar.

“É importante compartilharmos essa padronização da forma de registro porque ela têm sido eficaz para um contato mais próximo com o professor de AEE, com a documentação que ele propõe no planejamento e com o que observamos no desenvolvimento do estudante da Educação Especial, diante das expectativas de aprendizagem que temos para ele”, reforça a mediadora sobre a experiência com os registros no Google Drive. Para Thereza Christina, a ferramenta facilitou até mesmo na formalização do portfólio de cada profissional, documento que deve ser arquivado.

Com base na experiência da CRE de Aparecida de Goiânia, a Gerência de Educação Especial criou um ambiente virtual semelhante no Google Drive, com pastas on-line para uso em todas as Regionais. Os links de acesso serão disponibilizados para as equipes das CREs, que farão a distribuição aos mediadores para o acompanhamento das atividades dos profissionais de apoio pedagógico e AEE.

“Essa é uma forma de alinhar ações, de alinhar instrumentos em todo o Estado”, destaca a gerente Mércia Chavier. De acordo com ela, o uso da ferramenta vai auxiliar no planejamento das atividades individuais para cada estudante e na sistematização do trabalho que vêm sendo realizado pela Educação Especial durante o regime especial de aulas não presenciais.