Governo de Goiás retoma as aulas do Sistema Socioeducativo

Sistema atende adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa em privação ou restrição de liberdade

Com um trabalho de aulas remotas, não presenciais, realizadas com Estudo Dirigido e utilizando material impresso integrado à metodologia da Rádio Escola, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), retomou no dia 1º de junho a continuidade da escolarização dos alunos em cumprimento de medida socioeducativa em privação ou restrição de liberdade.

Neste retorno, estão sendo atendidos 206 adolescentes e jovens em unidades de socioeducação de Goiânia, Luziânia, Porangatu, Itumbiara, Formosa e Anápolis. O sistema atende na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em três etapas que correspondem aos ensinos Fundamental I e II e Ensino Médio e é implementado pela Seduc em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).

As aulas tinam sido suspensas em março como medida de enfrentamento à pandemia do coronavírus. A retomada das aulas se dá simultaneamente à reposição, no contraturno, das aulas não dadas. Na prática, o professor elabora o conteúdo, faz um áudio e posta a audioaula e o material impresso em pastas no Google Drive. O diretor da unidade imprime o material e um agente da Seds entrega ao aluno que desenvolve as atividades em sala adequada às medidas de distanciamento conforme determinam as autoridades de saúde.

Grupos
Para a retomada das aulas houve a reorganização das turmas, considerando as etapas de ensino e o número atual de socioeducandos atendidos em cada umas das unidades escolares. Os alunos recebem o material impresso, assistem as audioaulas e fazem as atividades em sala com equipamento de Rádio Escola. As atividades desenvolvidas são, então, postadas pelos agentes e corrigidas pelo professor no Drive.

As aulas da socioeducação têm o objetivo de garantir a escolarização como direito e dever dos sujeitos em situação de cumprimento de medida socioeducativa e restrição de liberdade. E, neste momento, a retomada foi definida para promover o processo de ensino e aprendizagem com a continuidade do currículo a partir de aulas não presenciais, utilizando o plano de estudo implementado na Rádio Escola integrada ao uso do material impresso.

Lauda modelo
A Seduc preparou todo o processo para a retomada das aulas no sistema socioeducativo. Toda uma orientação foi repassada aos diretores das unidades escolares que atendem os adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas com privação ou restrição de liberdade.

Além da necessidade de apresentação de proposta para a reposição das aulas, foram repassados aos gestores, via coordenações regionais de Educação (CREs) às quais as unidades são jurisdicionadas, a proposta metodológica da Rádio Escola e orientações técnicas e pedagógicas para a gravação das audioaulas e para o desenvolvimento do material físico, incluindo uma lauda modelo para as atividades impressas.

Na lauda modelo são reservados espaços padrão para as seguintes informações e dados: etapa de ensino, semestre e bimestre correspondentes àquele conteúdo; componente curricular e quantidade de aulas; unidade escolar, professor e aluno; descrição das atividades e local para o aluno registrar dúvidas. Todas as atividades impressas são elaboradas na lauda modelo.

Documentação pedagógica
Com o processo das aulas remotas está sendo feita, também, a reposição das aulas não dadas correspondentes ao período de 18 de março de 2020, quando foram suspensas por conta da pandemia do coronavírus, até o dia 1º de junho quando foram retomadas as aulas do sistema socioeducativo.

Toda a documentação pedagógica incluindo relatórios, planejamento, atividades corrigidas e outros, estão sendo publicadas pelos professores e gestores nas pastas no Google Drive. Com essa metodologia, todo o processo das aulas da socieducação segue as determinações das autoridades de saúde e as resoluções do Conselho Estadual da Educação de Goiás (CEE) e é, todo o tempo, acompanhado e monitorado pela Seduc por meio da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais/Gerência de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação.