Seduc e Instituto Unibanco lançam formação on-line para tutores educacionais

Objetivo do curso é promover reflexões sobre atuação desses profissionais, em especial no auxílio à equipe gestora

Uma webconferência, realizada nesta segunda-feira (08/06), marcou o lançamento da formação “Tutoria Educacional em Goiás: Reflexões”. O curso é resultado de uma parceria entre as equipes da Superintendência de Organização e Atendimento Educacional, Superintendência de Ensino Médio e do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor) e Instituto Unibanco (IU).

“Não é possível pensar em qualidade o tempo todo se nós não imprimirmos nessa qualidade uma formação, um momento de estudo, um momento de ampliação do repertório. E é isso que essa formação propõe: uma reflexão”, ressalta a superintendente de Organização e Atendimento Educacional, Patrícia Morais Coutinho, na abertura do curso.

De acordo com ela, formações como essa são essenciais para a ampliação da qualidade do tutor e irão refletir na atuação desses profissionais durante o retorno às aulas presenciais. “É tutoria falando com tutoria”, reforça o gerente de Tutorial Educacional, Wolney Ferreira. Segundo ele, todo o curso será mediado pelos Assessores de Gestão Pedagógica (AGPs), Técnicos de Apoio a Gestão (TAGs) e integrantes do Cepfor, que integrarão as turmas de tutores e promoverão a troca de experiências.

Ao todo, 182 tutores da rede estadual de ensino estão aptos a participar da formação. O curso será realizado por meio do portal Sigae, na aba ‘Formação’. Ao longo de quatro semanas, serão realizados três módulos que incluem leituras e análises de resultados de avaliações educacionais e formativas. “Durante todo o curso nós temos que ter uma participação muito efetiva; uma participação precisa com tudo o que estamos discutindo para que possamos oferecer qualidade nesse processo formativo”, destaca Wolney Ferreira. O curso terá certificação e já está disponível para início.

A superintendente de Ensino Médio, Osvany Gundim, considera a iniciativa uma boa oportunidade de fortalecimento e empoderamento desses profissionais que, segundo ela, são “agentes muito importantes para que todas as ações da Seduc se concretizem dentro da unidade escolar”. Uma atuação que foi reconhecida também pela secretária Fátima Gavioli, que agradeceu o trabalho dos tutores junto à Secretaria de Educação e reforçou o crescimento destes durante o regime de aulas não presenciais.