Alunos de colégio estadual de Novo Planalto lançam livro de poemas sobre o Cerrado

Proposta do projeto, além de incentivar a leitura e a escrita, foi promover uma reflexão sobre as ameaças a um dos principais biomas mundiais

Por conta de sua biodiversidade, o Cerrado é um dos biomas mais importantes do mundo. Mas, apesar disso, as ameaças à sua fauna e flora são constantes e, hoje, resta muito pouco de sua vegetação original.
Com o intuito de provocar uma reflexão sobre esse tema, os professores Joyce Pereira Salão, de Língua Portuguesa, e Jorge Luiza, de História, se uniram para desenvolver um projeto literário que resultou no livro 'O Cerrado Memorizou e Contou - Contos de Aventuras e  Desventuras, de Amor e Desamor".

"A obra reúne poemas de 52 alunos de duas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental. Uma do matutino e a outra do vespertino", explica Benedita Borges Ribeiro, diretora do Colégio Estadual Ana Maria Torres, onde o projeto foi desenvolvido.

Ao lado de Joyce e Jorge, Benedita ajudou a idealizar e executar o projeto, que contou ainda com a colaboração da bibliotecária Marinalva Vieira Ferreira. Segundo a diretora, toda a equipe acredita muito no potencial dos alunos e por isso eles decidiram incentivá-los a escrever suas memórias em forma de poemas.

Interdisciplinaridade
A diretora conta que, durante as oficinas de Redação, o tema "Cerrado" foi trabalhado de forma transversal e interdisciplinar, a partir de um trabalho em conjunto dos dois professores.

"O título aborda a história do Cerrado, que outrora tínhamos com muito amor e que, agora, temos as desventuras de amor e desamor, com um repertório próprio onde cada estudante se entrega a uma realidade crítica, consciente e prazerosa", frisa Benedita.

Um dos destaques da obra é, sem dúvida, a arte da capa. O desenho foi feito pelo aluno Wdyson Júnior da Silva de Oliveira Basílio. Ele, que é autista não verbal, participou do projeto sob a orientação da professora Diana Luiz da Costa e da coordenadora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Maria de Lourdes Gonçalves de Andrade Santos.

Na opinião da diretora, a inclusão do estudante no projeto contribuiu bastante para a socialização de wdyson com os colegas. "Foi muito bom poder vê-lo demonstrar a sua independência e outros avanços importantes".

Prêmios literários
Estimular nos estudantes o gosto pela leitura e o prazer em escrever tem sido uma das prioridades do trabalho realizado pela equipe pedagógica do C. E. Ana Maria Torres, em Novo Planalto.

E os resultados, além de positivos, tem sido muito animadores, garantindo, inclusive, premiações literárias  importantes.

Em 2017, o colégio se classificou em terceiro lugar na etapa Regional do prêmio Professores do Brasil com o livro "Conhecendo o eu Lírico da Autoadolescência". A publicação estimulou os alunos a falarem sobre seus anseios e angústias na adolescência.

No ano seguinte, os projetos literários desenvolvidos no colégio novamente foram destaque. Desta vez pelo Instituto Unibanco, que reconheceu o livro "Memórias Póstumas de um Cerrado Recém-Desmatado" como boas práticas pedagógicas do Estado de Goiás.

A diretora Benedita, junto com sua equipe, comemora as conquistas. "Nossos projetos têm ganhado força e estímulo, e isso é muito importante porque sinaliza que estamos superando o desafio de formar alunos leitores e, ao mesmo tempo, promovendo melhorias nas aprendizagens que acontecem pela proposta educativa da escola", faz questão de ressaltar ela.

Jovens autores
Além do impacto positivo na proficiência, uma vez que leitura e escrita são fundamentais na formação intelectual do indivíduo, o projeto, por si só, é um grande estímulo no sentido de revelar novos talentos, como é o caso dos alunos Lucas Lopes e Natália Fontes.

Os dois são, respectivamente, os autores das obras "O Amor Trouxe-me Espinhos" e "Aprendendo a Viver". "A ideia desses projetos é muito válida, pois incentiva a produção literária entre os alunos do colégio e também contribui para a melhoria da aprendizagem. Temos percebido isso tanto no comportamento leitor dos estudantes quanto nos resultados das avaliações internas e externas", conclui a diretora.

Coordenadora regional de São Miguel do Araguaia, Sônia Souza, entrega um exemplar do livro à secretária Fátima Gavioli