Seduc mobiliza discussão relacionada ao Maio Laranja

Comunidade escolar participa de ações em defesa dos direitos da criança e do adolescente

A Secretaria de Estado da Educação realizou webconferência neste dia 25, com o foco na campanha “Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes”. O principal objetivo foi de mobilizar a rede estadual de educação no enfrentamento da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais da Seduc, por meio da Gerência de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação, que comanda o Programa Saúde na Escola-PSE, tem atuado em parceria com a secretaria de Saúde e Fórum Goiano de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e Rede de Atenção, para que os alunos tenham acesso, mesmo em período de pandemia da Covid-19, às discussões acerca da campanha nacional alusiva ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A Gerência de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação, parceira do Fórum Goiano de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, comandada por Marcos Pedro da Silva, explicou na reunião online, que devido à pandemia, o fórum precisou ser reformulado. A programação prévia que seria realizada na sede da Seduc, com mostra cultural e debates presenciais, precisou ser reformulada.

A Seduc, como uma das instituições parceiras do Fórum Goiano de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e a Rede de atenção, divulgou amplamente as lives realizadas durante o dia 18 de maio deste ano, que marcou os 20 anos da campanha e os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Ações na Rede Estadual de Educação

A campanha Faça Bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes foi integrada à 4ª ação do PSE: Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos e direcionada às coordenações regionais, com a proposta pedagógica elaborada pela equipe da Seduc.

O gerente Marcos Pedro da Silva informou que as quarenta coordenadorias regionais já orientaram as unidades escolares, para que os alunos tenham acesso às discussões que envolvem a temática da campanha, que é o enfrentamento à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, e com a orientação dos professores, para que os estudantes produzam conteúdos textual, audiovisual e de imagens. "A proposta deste ano é dar visibilidade às ações nas escolas em relação à temática", enfatizou.

O professor Joseleno dos Santos, membro do Fórum, participou da discussão como convidado em consideração à sua atuação na promoção dos direitos da criança e do adolescente em Goiás. Ele traçou os marcos históricos e legais, que originaram a campanha do dia 18 de maio. “Uma das ações mais importantes no enfrentamento da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes é a prevenção. Devemos colocar esses jovens em uma rede de proteção e o lugar mais adequado é a escola”, alertou.
O ponto em comum das falas realizadas da equipe da Gerência de Programas e Projetos intersetoriais e Socioeducação foi o papel na importância da escola na prevenção e nas ações de denúncia aos órgãos competentes, sobre possíveis casos de abusos ou exploração sexual envolvendo as crianças e adolescentes da comunidade escolar.