“Este ano letivo será diferente, mas perdido não será”, diz secretária da Educação

Detalhes

Fátima Gavioli disse em live que a Seduc está usando todas as ferramentas nas aulas não presenciais e destacou a grande audiência das videoaulas transmitidas pela TBC

“Este ano letivo será diferente, mas perdido não será”. A declaração relativa às escolas da rede estadual de ensino foi feita nesta terça-feira, 12, pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, durante live realizada pelas emissoras da Agência Brasil Central (ABC). Ela participou da transmissão junto com o governador Ronaldo Caiado, com apresentação de Daniel de Paula.

Fátima Gavioli falou sobre as ferramentas que estão sendo usadas pela Pasta neste momento de aulas não presenciais devido à pandemia da Covid-19. E destacou o programa Seduc em Ação, composto de videoaulas que estão sendo transmitidas diariamente, de segunda a sexta-feira, às 10h e às 15 horas, pela TV Brasil Central e pelas rádios Brasil Central AM e RBC FM.

O propósito é que os alunos da rede estadual de ensino possam acompanhar os conteúdos pedagógicos. “A audiência (das videoaulas) está muito alta, de manhã e à tarde”, disse ela. Contou, inclusive, que foi sondada por um empresário, dono de supermercados, que queria anunciar na TBC nos horários do Seduc em Ação.

Confira outros trechos da live:

Coronavírus

O governador Ronaldo Caiado apresentou o balanço da Covid-19 em Goiás relativo a hoje: 1.115 casos confirmados. As cidades que registraram o maior número de casos são: Goiânia (585), Aparecida de Goiânia (76), Águas Lindas de Goiás (24), Jataí (28), Goianésia (28) e Rio Verde (23). Acrescentou que, “infelizmente”, Valparaíso de Goiás registrou crescimento significativo no número de casos, que já são 42.

Ele disse que o verificado em Valparaíso é “preocupante”, pois demonstra a fragilidade da região devido à presença das pessoas em Brasília, cidade que tem um dos maiores índices de contaminação (do novo coronavírus) do País; e pelo fluxo de pessoas que moram em Goiás, mas trabalham em Brasília. “Aquela região tem sido motivo de muita inquietação e preocupação para todos nós”, afirmou Caiado.

Doações

Fátima Gavioli destacou doações à Seduc feitas por parceiros da iniciativa privada. A Natura mandou entregar 70 mil barras de sabão à Secretaria. Informou que os bancos Itaú, Bradesco e Santander doaram 35 mil máscaras faciais para a Educação, e vão enviar mais 100 mil unidades. “São parceiros que se uniram para ajudar Goiás”, destacou.

Avaliação e pós pandemia

O isolamento social em Goiás teve início em março, quando faltavam oito dias para terminar o primeiro bimestre do ano letivo nas escolas públicas estaduais, disse a secretária. Então, os alunos têm nota para este bimestre. Adiantou, contudo, que não é o momento para se falar na avaliação do segundo bimestre. Quando a pandemia acabar, a Seduc vai elaborar um plano de ação para tratar dessa questão, adiantou.

Enem

Sobre a possibilidade de cancelamento das provas do Enem deste ano, Fátima Gavioli afirmou que tem orientado os alunos do ensino médio a efetuarem sua inscrição. E defendeu que os estudantes sejam consultados sobre a realização das provas do Enem. Levantamento feito pela Seduc apurou que os estudantes querem fazer a prova, afirmou.

Obras

A secretária informou que, a despeito da pandemia, momento em que a Seduc está cuidando dos alunos, professores e pais, a Pasta segue tocando obras. Disse que 263 escolas estão sendo reformadas. E informou o governador de que terão início as obras de construção da cobertura de 85 quadras de esportes em estabelecimentos da rede estadual de ensino.

https://www.facebook.com/tvbrasilcentral/videos/2914489181953899/?__tn__=%2Cd%2CP-R&eid=ARB_kMLIsFVsNgeXqdNPrFI1vZWvCRiI4YYaRj-Ook_vk_qSr838wGlsA7uCIpxQ3NruugkN5U2aDkJg

ABC Digital