Atuação do professor-tutor durante regime de aulas não presenciais é tema de webconferência
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Organizado pela Superintendência de Educação Integral, encontro contou com a participação de coordenadores regionais, gestores e professores de CEPIs
A Superintendência de Educação Integral realizou, na manhã desta sexta-feira (08/05), uma webconferência para esclarecer gestores e professores sobre a realização das atividades de tutoria durante o regime de aulas não presenciais. O objetivo é garantir a continuidade da atuação do professor-tutor nos Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs).
Durante o encontro, foram apresentados o conceito e o objetivo da tutoria, além de métodos e orientações para a realização do acompanhamento do professor-tutor. Conforme apresentado pela gerente de Desenvolvimento Curricular da Educação Integral, Bianca Kelly Pereira, a tutoria deve ser entendida como uma situação de interação, através da qual o estudante recebe um acompanhamento pessoal e acadêmico.
Para a superintendente Márcia Rocha, esse processo de tutoria ajuda a estabelecer vínculos, o que tem sido fundamental nesse período de aulas não presenciais. “Estamos realizando o monitoramento das escolas que tem menos desistência e infrequência e os CEPIs têm se saído muito bem. O trabalho que a gente tem feito tem garantido esse sucesso”, afirmou a superintendente.
Depoimentos
Uma prova desse sucesso foi apresentada, durante a webconferência, com a apresentação dos vídeos dos estudantes Kauane dos Santos Ferreira e Caio Henrique de Freitas, ambos do CEPI Presidente Castello Branco. Para eles, o acompanhamento do professor-tutor tem auxiliado nas atividades a distância.
“A tutoria está sendo de extrema importância, principalmente na quarentena. Os tutores estão quebrando essas barreiras (do distanciamento), trazendo as atividades e mostrando total dedicação a nós”, conta Caio Henrique.
Também houve a oportunidade para que os professores falassem sobre suas experiências. Para o professor Marcos Miguel de Souza, do CEPI Dom Veloso, a atuação dos professores nesse período tem sido pioneira e está diretamente ligada a capacidade da resiliência.
A mesma impressão teve professora Lívia, do CEPI Polivalente, que acompanhou de perto o resultado da tutoria. “Essa relação do tutor com os alunos tem sido muito produtiva. Na nossa escola tivemos dois casos de evasão revertidos pelo contato com o tutor e o gestor”, afirma a professora.
Documentação
A orientação, no entanto, é que todo esse trabalho seja documentado de forma a resguardar o profissional e permitir o acompanhamento da evolução do aluno. “A tutoria é a permissão para a construção de uma história de evolução, de crescimento”, afirma a superintendente Márcia Rocha, ressaltando a importância do registro da tutoria.
Para auxiliar, a equipe da Superintendência de Educação Integral deve estabelecer um modelo de portfólio e de registro de frequência a ser usado pelos CEPIs.
Próximas reuniões
Para as próximas semanas estão agendadas novas webconferências temáticas para abordar as questões relacionadas ao estudo orientado na Educação Integral e as avaliações de aprendizado.