Em Marzagão, colégio se adapta para realizar aulas não presenciais

Nesse momento difícil para alunos, famílias, professores e toda comunidade escolar em razão da suspensão das aulas presenciais, o Colégio Estadual Raulina da Fonseca Pascoal, localizado na cidade de Marzagão/GO, encontrou nos meios digitais a possibilidade de continuar desenvolvendo as atividades da melhor forma possível.

Para que o regime especial de aulas não presenciais fosse implantado e efetivado foi necessário o empenho e envolvimento de toda a equipe escolar, incluindo os 304 alunos matriculados entre 6º ao 9º e Ensino Médio. Com auxílio de plataformas virtuais, professores e alunos estão dando continuidade ao conteúdo programado para cada ano/série.

”Acreditamos que o regime de aulas não presenciais pode ser eficaz na aprendizagem dos alunos se aplicado de maneira adequada. Assim, buscamos trabalhar as ferramentas disponíveis, as quais o maior número de alunos tenha acesso”, afirma a gestora da unidade, Marily Mariano. Grupos de WhatsApp por turmas são usados por professores para disponibilizar os conteúdos semanais, planejados contemplando estratégias diversas, como exposição, lista de atividades, leitura, interação e esclarecimento de dúvidas. O principal objetivo é que a aprendizagem seja, de fato, efetiva no ambiente virtual.

Além do WhatsApp, o colégio utiliza a plataforma virtual NetEscola, disponibilizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e que permite que alunos acessem conteúdos, vídeos, lista de exercícios e dicas de como estudar durante o de distanciamento social, além de vídeos do programa Goiás Bem no Enem.

“Entendemos que nem todos os alunos estão inseridos nos meios digitais por fatores variados como a condição social e o fato de ser morador da zona rural, com dificuldade de acesso à internet”, conta a diretora.  Para atingir os alunos em sua totalidade, a escola também disponibiliza atividades impressas que são entregues aos alunos de forma segura e possibilitam que eles não fiquem alheios ao processo de aprendizagem.

Para a gestora, as ações do têm tido um papel importante na comunidade, seja para atender as demandas dos alunos ou para contribuir com as famílias mais vulneráveis. “De todo problema, temos que tirar uma lição. Aproveitamos este para usarmos mais a nossa empatia e reinventar a forma de ensinar e aprender”, ressalta Marily Mariano.

Confira o relato de alguns dos estudantes:

"Está sendo um modo muito eficaz para não deixar os alunos sem os estudos e sem perder as matérias. Os professores estão deixando tudo bem explicado para fazermos em casa e enviar para eles e, também, podemos mandar mensagem em qualquer momento para tirar nossas dúvidas. A maioria das matérias vem em PDF, então é bem fácil de entender e de realizar os exercícios. As videoaulas também estão sendo muito utilizadas pelos professores e é uma forma muito boa para entendermos as matérias sem o professor presente. Mas está sendo bom esses estudos em casa para não perdemos todo o ano letivo." - Kauany Ferreira Guimarães, 3º Ano A

"A quarentena nos deixou sem o direito de ir à escola, mas, com isso outro método surgiu: aulas à distância. A dificuldade é maior. Se concentrar e tirar um tempo para os estudos é um verdadeiro desafio. Mas sabemos que tudo isso é o que podemos e devemos fazer agora. Toda a situação atual mexe diariamente com nossa cabeça, tira a concentração e nos faz perder um pouco do foco, mas seguimos tentando, nos esforçando e criando rotinas. Tento sempre começar minhas atividades já no dia em que são mandadas, para que não acumulem e eu não sinta o desespero pelo final do prazo, pois é sempre isso que me faz ter mais dificuldade para terminar tudo. As aulas on-line são um verdadeiro desafio. Para um aluno de terceiro ano que estuda, faz curso e trabalha é ainda pior.  Mas, com a ajuda dos vídeos do Goiás Bem no ENEM, a preparação está sendo bem mais fácil e simples. Desejo que consigamos vencer tudo isso.  Além de passar por um momento crítico no nosso país, que esse não seja um ano perdido para a educação. Estudaremos de casa e faremos tudo valer a pena!" - Micaella Pessoa de Sousa Silva, 3ºano A