Caiado exalta ação de professores e servidores da Educação durante quarentena

Governador destaca que videoaulas implantadas na rede estadual de ensino protegem estudantes e não permitem perda de tempo na aprendizagem

Há quase um mês, os alunos da rede estadual de ensino estão em casa – ação adotada para evitar a propagação do coronavírus –, mas continuam contando com a assistência e o empenho de professores e servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio de videoaulas. A ação foi reconhecida pelo governador Ronaldo Caiado durante live diária, quando agradeceu aos docentes. “Dá orgulho ver essa equipe tão motivada”, comemorou explicando que a adoção de aulas não presenciais tem funcionado como forma de proteção aos alunos para que não percam tempo em sua aprendizagem.

Desde a suspensão das aulas presenciais, em tempo recorde o Governo de Goiás, por meio da Seduc, disponibilizou videoaulas e conteúdos em plataformas virtuais e redes sociais, como o Facebook e WhatsApp. Além disso, para auxiliar professores e estudantes, criou o NetEscola, um portal de conteúdo com aulas e listas de atividades para todas as séries dos ensinos Fundamental e Médio.

Toda a comunidade escolar está empenhada em garantir a continuidade da aprendizagem aos alunos da rede estadual de ensino. Os estudantes que não têm acesso a internet estão recebendo material em casa, graças ao apoio de servidores, da comunidade, do conselho tutelar e até mesmo da patrulha rural, nos casos em que os alunos moram em lugares mais afastados.

Em algumas regionais, foi criado um sistema de delivery de atividades. Há regionais também incentivando o compartilhamento de rede wi-fi entre os vizinhos, para possibilitar que todos possam acompanhar as aulas transmitidas on line. Em alguns lugares, os próprios diretores estão se dispondo a levar os materiais didáticos aos alunos que não têm condições de acesso a internet.

Para as escolas que estão impossibilitadas de implementar o regime de aulas não presenciais ficou determinada a apresentação, ao Conselho Estadual de Educação (CEE) ou ao respectivo Conselho Municipal de Educação, do calendário com a proposta de reposição das aulas referentes ao período de suspensão das atividades.

“Meus agradecimentos às professoras, professores, servidores, diretores e diretoras, toda equipe da Secretaria de Educação. Obrigado pelo que vocês estão fazendo. A nossa secretária Fátima Gavioli passou a ser referência nacional”, assegurou Caiado. Para ele, adotar essa estratégia é não permitir folga ou um ritmo de férias aos estudantes, ao mesmo tempo em que mantém os jovens em casa. E isso tem sido seguido por todo o Estado. “A secretária Fátima implantou um sistema de aulas não presenciais e está fazendo com que as matérias cheguem à casa dos alunos. Estamos agindo para que tenham condições de continuar suas atividades e que não percam tempo”, enfatizou.

Caiado reforçou que estamos em um momento de pandemia e que é importante os pais não deixarem os filhos fora de casa. “É preciso que tenham a consciência da necessidade de estar em isolamento para que não haja a contaminação e, com isso, a disseminação da Covid-19 entre as pessoas da própria família”, pontuou o governador.

Linha de frente
O governador também tem rendido homenagens aos trabalhadores das áreas de segurança, saúde, limpeza, e todos os demais profissionais que estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19, seja lutando diariamente para dar condições de um tratamento humanizado aos infectados com o novo coronavírus, seja para garantir a menor movimentação de pessoas e o cumprimento dos decretos governamentais, como têm feito policiais civis e militares.

Profissionais da imprensa também mereceram elogios do governador. Ele disse que, na luta contra a propagação do coronavírus, um remédio tem sido muito eficaz: a informação. “Orienta e ao mesmo tempo desarma as fake news. Por isso, agradeço a cada um dos profissionais da imprensa goiana (e também da nacional) na linha de frente no combate a esse vírus. São sérios e comprometidos com a verdade”, frisou.

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás