Sistema de monitoramento permite acompanhar evolução dos estudantes
- Detalhes
A suspensão das aulas presenciais e a implantação do regime
de aulas não presenciais estabeleceu uma nova rotina de trabalho na Secretaria
de Educação de Goiás bem como nas 40 Coordenações Regionais de Educação e nas
unidades escolares. A mudança também impactou diretamente a rotina de gestores
e tutores educacionais, professores, alunos e pais de alunos.
Diferentes estratégias passaram a ser utilizadas pela Seduc
Goiás para minimizar os prejuízos no processo de aprendizagem dos estudantes da
rede pública estadual de ensino. A tecnologia, nesse período de isolamento
social imposto pelo coronavírus, transformou-se em um importante aliado.
Alunos do Ensino Fundamental e Médio em todo o Estado
passaram a ter acesso às aulas a partir de recursos como videoaulas e listas de
atividades, conteúdos repassados por meio de grupos de WhatsApp, Messenger
(Facebook) e Direct (Instagram).
Em regiões onde a tecnologia não se mostra tão acessível,
como assentamentos, escolas rurais, comunidades quilombolas e escolas de
famílias agrícolas (EFAs), a alternativa que os professores encontraram foi
imprimir o material didático na escola ou na Coordenação Regional e levar
pessoalmente na casa do aluno ou em algum lugar onde ele ou a família possam
buscar.
Monitoramento
Para garantir a maior eficiência possível no trabalho de
acompanhamento do regime de aulas não presenciais, a Seduc criou um sistema de
monitoramento, que tem na linha de frente 210 tutores educacionais.
São esses tutores os responsáveis por visitar diariamente as
1.040 unidades escolares e manter contato direto com gestores e professores
acerca dos conteúdos que estão sendo repassados e trabalhados com os alunos.
Após o levantamento, essas informações são repassadas todos os dias à
Superintendência de Organização e Atendimento Educacional da Seduc.
“Essa equipe de tutores é responsável por registrar e nos
informar quantos alunos cada unidade escolar está conseguindo atender, de que
forma isso está acontecendo, quais as turmas estão apresentando maior
dificuldade e em que conteúdo”, explica a superintendente Patrícia Morais
Coutinho.
Evolução
De acordo com ela, o monitoramento diário é importante para
identificar todas as lacunas de aprendizagem por série, turma e unidade escolar
de forma que se possa trabalhar isso quando as aulas presenciais forem
retomadas.
“Esse acompanhamento nos permite acompanhar no dia a dia a
evolução dos estudantes, se a aprendizagem está sendo satisfatória ou não, além
de mapear quantos de determinada escola conseguiram atingir a nota esperada e
quantos não tiveram bom aproveitamento dos conteúdos recebidos”, ressalta
Patrícia.
A superintendente afirma que tem sido feito um trabalho
cuidadoso no sentido de atender todos os alunos da rede. “A Seduc criou uma
logística bem estruturada para que todo o material pedagógico possa chegar aos
alunos e a aprendizagem deles seja garantida. No interior, contamos, inclusive,
com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que, quando necessário,
levam as atividades até a casa dos estudantes.
Segundo ela, as aulas não presenciais contemplam hoje 87%
das instituições de ensino da rede estadual e estão alcançando um universo de
503 mil estudantes no Estado. “Apesar da rede apresentar realidades bem
distintas, a Seduc está conseguindo atender seus alunos com as aulas não
presenciais, levando até eles roteiros de atividades, lista de exercícios,
videoaulas, entre outros materiais, tudo dentro da matriz curricular de cada
nível de ensino”, destaca Patrícia.
Fórum de discussão
Patrícia Morais Coutinho informa também que, dentro do
sistema de monitoramento, existe um Fórum de Discussão, onde são discutidas estratégias
de atendimento ao aluno e compartilhadas ações pedagógicas de êxito. “Temos
hoje 300 boas práticas pedagógicas sendo desenvolvidas nas escolas da rede”.
Na opinião da superintendente, mostrar o que vem dando certo
serve como estímulo para novas ideias e novos recursos de aprendizagem. Ela
também acredita também que essa troca de experiências no fórum promove uma
aproximação muito positiva entre a Seduc, as Coordenações Regionais de
Educação, gestores, professores, alunos e as famílias dos estudantes.
Patrícia comenta que esse novo cenário tem surpreendido a
equipe da Seduc pela vontade muito grande que os estudantes têm demonstrado de
aprender e o desejo de seus pais de que eles aprendam. Para ela, é muito
importante ver como todos estão se esforçando para que os prejuízos na
aprendizagem tenham menor impacto.
“Ainda que muitos pais não tenham os conhecimentos
necessários para auxiliarem seus filhos na hora de fazer as atividades, eles
têm dado um bom exemplo de como motivar seus filhos para que não deixem de
participar e tirar o melhor proveito das aulas à distância”, conclui.