Governo de Goiás inicia as obras de reforma do Cepi Professora Olga Mansur, em Goiânia

Valor dos serviços será de quase R$ 293 mil. Assinatura de ordem de serviço na unidade escolar é o pontapé inicial para a reforma emergencial de 10 Centros de Ensino em Período Integral

Para agilizar os serviços de manutenção e pequenos reparos nas instituições de ensino da rede pública estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) instituiu uma nova modalidade de contrato, que possibilita que as intervenções na estrutura física das escolas sejam realizadas de forma emergencial.

A primeira unidade escolar a ser atendida dentro dessa nova modalidade de licitação será o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Olga Mansur, na Vila Monteceli, em Goiânia. No local, nesta sexta-feira (1º/10), foi realizada uma solenidade para a assinatura da ordem de serviço, com a presença dos alunos, professores e equipes gestora e administrativa, além da coordenadora regional de Educação, Enicléia Morais.

As obras na unidade escolar serão iniciadas na próxima segunda-feira (4/10) e incluem a substituição de parte do telhado, reparos nas instalações elétricas e pintura geral nas partes interna e externa. Os serviços estão orçados em R$ 292,086,58.

O arquiteto Gustavo da Veiga Jardim, da Superintendência de Infraestrutura da Seduc Goiás, que representou a secretária Fátima Gavioli no evento, destacou que em um primeiro momento serão atendidos 10 Cepis em Goiânia, Anápolis, Valparaíso e Novo Gama. O contrato tem valor total de R$ 4,5 milhões.

“É um contrato para atender as demandas mais urgentes de manutenção predial, como telhados e as instalações elétricas”, comenta ele, acrescentando que, dessa forma, o atendimento às unidades escolares se torna mais ágil e eficiente porque a empresa contratada fica à disposição.

Ar-condicionado nas salas

De acordo com Gustavo, no Cepi Olga Mansur, os serviços a serem executados na parte elétrica já incluirão as saídas para os aparelhos de ar-condicionado que serão instalados nas 13 salas de aula. Outra boa notícia dada por ele é o lançamento da terceira etapa do programa Reformar, até o final do ano.

Gustavo frisou ainda que esse cuidado com as unidades escolares não deixa de ser também um trabalho social, pois garante melhor qualidade de vida para toda a comunidade educacional. Nesse primeiro momento, conforme ele, as ordens de serviço irão contemplar apenas os Centros de Ensino em Período Integral.

Karla Rachel da Cunha Lopes, diretora do Cepi Olga Mansur, explicou que a unidade escolar não passa por uma reforma há mais de 20 anos. A ordem de serviço assinada nesta sexta-feira, segundo ela, atende um pedido feito à secretária Fátima Gavioli em abril deste ano. “Fico imensamente agradecida por nossa escola ser contemplada e agradeço à secretária de Educação e ao governador Ronaldo Caiado os investimentos que tem chegado à nossa unidade de ensino”, completou.

A diretora também agradeceu o apoio que tem recebido dos professores e demais servidores. Para ela, é isso que tem contribuído para o bom andamento de sua gestão. O Cepi atende hoje 295 alunos distribuídos em nove turmas do Ensino Médio.

Gestão eficiente

A coordenadora regional de Educação de Goiânia, Enicleia Morais, frisou que a reforma do Cepi vai impactar a vida de 295 famílias de estudantes. “Essa obra vai garantir a esse espaço uma infraestrutura melhor e isso é fundamental porque é aqui que vocês passam todo o dia”, ressaltou.

Enicleia lembrou ainda que a educação tem sido prioridade na gestão do governador Ronaldo Caiado. “De 2019 para cá já são mais de R$ 36 milhões investidos nas escolas públicas estaduais da Capital. Somente uma gestão financeira eficiente é capaz de garantir tantos recursos para melhorar a infraestrutura física e pedagógica das unidades escolares”, concluiu ela.

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende a meta 21 do Plano Estadual de Educação (PEE)