Educação política: programa programa Parlamento Jovem Brasileiro tem inscrições abertas

O programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) está

com inscrições abertas. Voltado para alunos Ensino Médio de escolas públicas e

particulares, o programa da Câmara dos Deputados oferece aos estudantes uma

experiência de simulação parlamentar, com a elaboração e discussão de Projetos

de Lei. Em 2019, Goiás teve três jovens deputados finalistas, todos

matriculados na rede estadual de ensino.

Os estudantes

selecionados pela comissão do PJB passarão por uma formação a distância, sobre

processo legislativo e relatoria de projeto de lei. Depois, haverá uma fase

presencial em Brasília, entre os dias 21 e 25 de setembro, quando tomarão posse

como jovens deputados. Durante uma semana, os estudantes participarão de

atividades na Câmara dos Deputados e simularão uma jornada parlamentar real.

Para participar da 17ª edição do programa, o estudante precisa elaborar um Projeto de Lei e enviá-lo, junto com sua inscrição, até 29 de maio. A inscrição deve ser feita por meio da ficha eletrônica disponível no site da Câmara.

No ano passado, três jovens da rede estadual de ensino de Goiás - Alessandro de Jesus Sousa, Kamila Duarte Medeiros e Rackel Silva Resende – estiveram em Brasília na jornada parlamentar ao lado de outros 77 estudantes, de diversos estados do país.

Estudantes participantes do programa em 2019