Novas matrizes curriculares da rede estadual destacam o ensino de Língua Portuguesa e de Matemática

Detalhes

A matriz curricular de Goiás mudou.  O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 16/12, na presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado em evento na Seduc

De acordo com a secretária da Educação, Fátima Gavioli, as matrizes curriculares foram já repassadas às escolas e atendem à determinação do Governo do Estado de incrementar estas disciplinas nas escolas estaduais

O ano letivo de 2020 na rede pública estadual de ensino terá início com novas matrizes curriculares para o Ensino Fundamental e Médio que ampliam horas-aula de Língua Portuguesa e de Matemática. O realce das duas disciplinas nas escolas estaduais integra as ações do Governo de Goiás que, por meio da Secretaria de Estado da  Educação (Seduc), investe fortemente na melhoria da Educação pública estadual. 

No Ensino Fundamental serão acrescentadas 1 hora-aula de Língua Portuguesa e duas horas-aula de Matemática, sendo uma destas voltada para a Educação fiscal e financeira. No Ensino Médio, que irá trabalhar matrizes curriculares com 25, 28 e 30 horas-aula por semana, serão acrescentadas, ao menos, uma hora-aula das duas disciplinas. Simultaneamente, a ampliação do tempo destinado ao ensino das duas disciplinas será implementada com ações de capacitação dos professores e de incentivo ao estudo de Português e Matemática como base para a melhoria da Educação nas escolas estaduais.

Novo Ensino Médio

Basicamente, três novas matrizes curriculares abrangerão o Ensino Médio nas escolas estaduais. Uma primeira, composta por carga-horária de 25 horas-aula, será implementada para o Ensino Médio noturno. Em 2020, a 1ª série já volta ao regime seriado anual e não mais semestral.

Nesta matriz, que tem na base nacional comum curricular (BNCC), nas três séries, quatro aulas de Português e quatro de Matemática, foi acrescentada, para a 1ª série, no núcleo de articulação BNCC/flexibilização mais uma aula de Matemática denominada ‘Matemática do Cotidiano’.

Ainda no núcleo de flexibilização curricular, também serão ofertados como sugestão, entre outros, componentes curriculares de ‘Matemática Financeira’, ‘Educação Fiscal’, ‘Matemática Básica’, ‘Entre Jovens de Matemática’, ‘Entre Jovens de Língua Portuguesa’, ‘Produção de Texto’, ‘Literatura’ e ‘Interpretação Textual’. Dentre eles, a escola irá modular, de acordo com a escolha dos estudantes, o componente mais procurado em cada série. E, nesse caso, os alunos poderão fazer como eletivas mais uma hora-aula, se for da 1ª série ou da 3ª série e mais duas aulas se for da 2ª série dentro das áreas de Português e Matemática.

Para os estudantes do Ensino Médio diurno que cursarão na rede estadual a 2ª e 3ª série, em 2020 e 2021, a Seduc preparou uma matriz  curricular de 28 horas-aula. No núcleo base comum serão quatro aulas de Português e cinco de Matemática na 2ª série e 5 aulas de cada uma destas disciplinas na 3ª série. Em 2019, a carga horária era de quatro horas de Língua Portuguesa e quatro de Matemática.

Além desse aumento de quatro para cinco horas-aula, esses alunos terão, no núcleo de flexibilização, eletivas dirigidas em que terão mais uma aula de Português a ser escolhida entre ‘Tópicos de Língua Portuguesa’ ou ‘Produção de Texto’ e também mais uma aula de Matemática a ser escolhida entre ‘Tópicos de Matemática’ e ‘Geometria’.

A terceira matriz curricular do Ensino Médio a ser adotada nas escolas estaduais em 2020 terá 30 horas-aula e estará já atualizada de acordo com a Lei 13.415/2017, a Lei da Reforma do Ensino Médio. Além das horas-aula de Língua Portuguesa e de Matemática obrigatórias e comuns para as três séries, serão ofertadas em três blocos do núcleo de flexibilização curricular mais aulas das duas disciplinas.

No núcleo dirigido das eletivas, o aluno que fará o Ensino Médio a partir de 2020 (1ª série em 2020, 2ª série em 2021 e 3ª série em 2022) terá mais uma aula de Língua Portuguesa a ser escolhida entre ‘Tópicos de Língua Portuguesa’ ou ‘Produção de Texto’ e mais uma de Matemática a ser escolhida entre ‘Tópicos de Matemática’ ou ‘Geometria’.

Esse mesmo aluno também poderá fazer no núcleo livre das eletivas mais duas aulas destas disciplinas caso faça a opção por ‘Matemática Financeira’, ‘Educação Fiscal’, ‘Matemática Básica’, ‘Entre Jovens de Matemática’, ‘Entre Jovens de Língua Portuguesa’,’ Literatura’ e ‘Interpretação Textual’.

Um terceiro bloco dentro da parte de flexibilização curricular vai ofertar ao estudante no núcleo chamado trilhas de aprofundamento, a opção de cursar, nas áreas de conhecimento de Língua Portuguesa e de Matemática, as disciplinas ‘Itinerário de Linguagens” e ‘Itinerário de Matemática’  

Ensino Fundamental

A matriz  curricular do Ensino Fundamental da rede estadual, em 2020, é constituída de 28 horas-aula semanais. A nova matriz curricular será adotada do 6º ao 9º anos, etapa de responsabilidade do Estado e ou municípios, denominada Ensino Fundamental II ou Anos Finais do Ensino Fundamental.

Os alunos que forem cursar um dos anos desta fase do Ensino Fundamental nas escolas estaduais terão acrescentadas, a partir do próximo ano, mais uma hora-aula de Português e mais duas horas-aula de Matemática. Em Matemática, uma das aulas será voltada para a Educação Fiscal e Financeira.

Projeto de Vida e Estudo Orientado

As novas matrizes curriculares, tanto do Ensino Médio quanto do Ensino Fundamental, também trazem, entre outros, mais um diferencial com vistas à melhoria da qualidade da Educação nas escolas estaduais e à promoção de oportunidades para o pleno desenvolvimento dos estudantes, em sua vida pessoal e no mercado de trabalho.

Em todos os anos do Ensino Fundamental da rede estadual, em 2020, os estudantes terão aulas de ‘Estudo Orientado’, com o que se pretende contribuir para que o aluno, ainda nesta etapa da Educação Básica, tenha noções de como se organizar e melhor desenvolver suas atividades de estudo e pessoais. 

Também a partir de 2020, uma atividade iniciada nas escolas de ensino em período integral considerada exitosa, chamada ‘Projeto de Vida’,  passa a ser um componente curricular adotado em todas as escolas públicas de Ensino Médio de Goiás e do país.

Goiânia, 16 de dezembro de 2019.

Comunicação Setorial da Seduc *Foto: Júnior Guimarães

 

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