Governo de Goiás anuncia conclusão das obras da Escola Estadual Cunha Bastos

Nesta segunda-feira (2/3), o governador Ronaldo Caiado e a secretária Fátima Gavioli visitaram o canteiro de obras e anunciaram a conclusão do prédio para o final de julho deste ano

Em visita à cidade de

Rio Verde, acompanhado da secretária Fátima Gavioli, o governador Ronaldo

Caiado anunciou nesta segunda-feira (2/3) que finalmente a população da cidade

verá atendida, ainda este ano, uma antiga reinvindicação: a conclusão das obras

da Escola Estadual Cunha Bastos.

A notícia foi dada

durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço autorizando a retomada

das obras, paralisadas desde 2018 por falta de pagamento à empresa construtora.

“Faço aqui o compromisso de que até o final do mês de julho, esta escola já

estará funcionando e atendendo alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em

tempo integral”, declarou Ronaldo Caiado.

A construção da Escola Estadual Cunha Bastos teve início em 2009 pela extinta Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop) e, tempos depois, boa parte da obra precisou ser demolida por apresentar problemas em sua estrutura física. Em dezembro do ano passado, o Governo de Goiás quitou a dívida deixada pela gestão anterior, no valor de R$ 356.138,42, e negociou a retomada do serviço.

“Já temos empenhados os R$ 670 mil que faltam para concluir esta obra, que está orçada em mais de R$ 1 milhão”, informou o governador. Ele salientou que as várias paralisações da construção representam um sério prejuízo financeiro para o Estado e deixam claro a falta de compromisso dos governos anteriores com o dinheiro da população. O governador frisou também que existem hoje em todo o Estado cerca de 400 obras paralisadas e que o Governo de Goiás destinará R$ 52 milhões para a retomada dessas obras.

Investimentos de R$ 92 milhões

Para a secretária Fátima Gavioli, o reinício das obras na E. E. Cunha Bastos acontece em momento muito importante para a cidade, pois em 2020 aumentou consideravelmente o número de alunos matriculados na rede estadual no município, em especial nas turmas de 6º e 9º ano do Ensino Fundamental. Ela lembrou ainda que o Governo de Goiás está investindo R$ 92 milhões para realização de obras nas escolas estaduais em todo o Estado.

A coordenadora

regional de Educação de Rio Verde, Karen de Souza Santos Proto, elogiou a iniciativa

do governador Ronaldo Caiado em negociar as dívidas passadas com a construtora

e determinar a conclusão da escola, um sonho antigo de toda a população. “Há

muitos anos que esperamos por essa escola e sua inauguração representará economia

de recursos, pois atualmente os alunos estão estudando em um prédio alugado na

Vila Menezes”, comentou ela.

Cunha

Bastos

O novo prédio da Escola Estadual Cunha Bastos conta com área total de 1.554.15 m2 e a área construída será de 787.48 m2. De acordo com a Superintendência de Infraestrutura da Seduc, 32,37% da obra já foram executados e a previsão de término é para o dia 31 de julho de 2020.

O valor total do

investimento do Governo de Goiás na conclusão da obra será de R$ 1.047.530,47,

sendo que o saldo restante (ainda a ser pago) é de R$ 666.510,25.

arquitetônico da escola é de laje plana e conta com quatro blocos, sendo um

deles com cinco salas de aula; um bloco administrativo, onde estão a sala da

coordenação, sala multiuso, sala de professores, sala de direção, secretaria,

banheiros, almoxarifado, cozinha com despensa, depósito de material para limpeza

e área de serviço. No terceiro bloco estão a biblioteca e o laboratório de

informática, e no quarto se encontram os sanitários e o espaço de recreio.

Com previsão de início

das aulas em agosto deste ano, a unidade escolar atenderá os alunos em período

integral. O novo Cepi (Centro de Ensino em Período Integral) ofertará cerca de

200 vagas para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da região

central de Rio Verde e bairros próximos.

Uniformes

e carteiras

Durante a solenidade

de assinatura da ordem de serviço para reinício das obras da Escola Estadual

Cunha Bastos, o governador Ronaldo Caiado e a secretária Fátima Gavioli também

entregaram 5 mil kits de uniformes para os alunos e mais de 2 mil novas carteiras

para as unidades escolares da Regional.

A secretária lembrou

que os uniformes foram licitados sob a seguinte condição: a empresa vencedora da

licitação deveria contratar, o permitido por lei, de mão-de-obra de apenados. “Então,

temos na confecção desses uniformes um trabalho de ressocialização dos presos.  Em alguns casos, a distribuição e a conferência

e, em outros, a própria confecção”, disse ela.

Cada aluno da rede estadual

está recebendo dois pares de uniformes, uma calça e uma saia, e duas camisetas.

Ao todo, a Coordenação Regional de Rio Verde receberá 15 mil conjuntos de

uniformes ainda este mês. Já as 2.065 carteiras escolares fazem parte de um

total de 40 mil unidades. O investimento total para a compra dos uniformes foi de

R$ 25.661.128,16. Já a aquisição das carteiras custou R$ 10.600.000,00.

O evento em Rio Verde contou com as presenças de autoridades municipais e ainda do deputado estadual Lissauer Vieira, presidente da Assembleia Legislativa de Goiás; dos deputados estaduais Chico KLG e Karlos Cabral; dos secretários estaduais Cristiane Schmidt (Economia), Marcos Silva (Comunicação), Luiz Carlos de Alencar (Casa Civil) e e do presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado.