Uso de videoconferências gera economia de R$ 245 mil aos cofres públicos

Em 2019, Secretaria de Estado da Educação de Goiás reduziu gastos com diárias e transporte ao apostar na tecnologia

R$ 245.496,06. Esse foi o montante que a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) economizou em 2019 ao investir no uso de videoconferências. A tecnologia passou a ser aplicada como parte das ações da secretaria para proporcionar uma gestão mais eficiente e sustentável, resultando na redução dos gastos com diárias.

No ano passado, de acordo com a Superintendência de Tecnologia, 1.060 pessoas participaram das videoconferências, entre elas os coordenadores regionais, os assessores pedagógicos, e diretores de escolas estaduais. Considerando o valor médio de uma diária em Goiânia (R$ 231,60), as 1.060 reuniões realizadas on-line resultaram em uma economia de mais de R$ 245 mil aos cofres públicos.

O superintendente de Tecnologia da Seduc Goiás, Pedro Aurélio Guzman, destaca que com a tecnologia orientações puderam ser repassadas com maior agilidade “ As videoconferências foram utilizadas por todas as superintendências e com isso se reduziu o período de resposta para passar orientações e resolver problemas pontuais que apareceram”, enfatizou.

Além da economia, as videoconferências permitem que um maior número de pessoas participe das reuniões, viabilizando a participação tanto das equipes regionais quanto dos membros das comunidades escolares. A ideia é continuar inovando e investindo em tecnologia, de modo que os recursos destinados à Seduc sejam aplicados em favor das escolas do Estado.

(Comunicação setorial da Secretaria de Estado da Educação)