“A Educação em Goiás será a mais bem avaliada do País”, assegura Caiado

O jovem estudante Dalton Gabriel, 15, tinha um desejo especial e compartilhou com o governador Ronaldo Caiado: “que assim como Salomão, personagem bíblico do Antigo Testamento, suas ações frente ao Governo de Goiás sejam inspiradas por Deus”. Após a leitura de um trecho da Bíblia para Caiado, o aluno do 1º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professor Sérgio Fayad Generoso, na cidade de Formosa, elogiou a postura de Caiado, principalmente na área da Educação. Dalton começa o ano letivo cheio de esperanças e novas perspectivas. “Esse é meu primeiro ano na escola. Estudar em um local assim, bem cuidado, com essa infraestrutura, laboratórios bem montados, faz toda diferença para mim e para meus amigos”, avaliou.

Segundo o estudante, os recursos investidos pelo Governo de Goiás na parte estrutural das escolas da rede estadual de ensino e os uniformes distribuídos a todos os alunos demonstram o cuidado e o empenho da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na qualificação do ensino em todo o Estado.

Em Formosa, os resultados alcançados são motivo de orgulho para o governo. A Coordenação Regional de Educação (Crece) de Formosa está classificada, atualmente, no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) em 1º lugar no Ensino Fundamental e em 1º e 5º lugares no Ensino Médio. Na classificação anterior, sua posição era o 37º lugar. Outra conquista importante: o Cepi Professor Sérgio Fayad Generoso está entre as sete melhores escolas do País pela avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Isso é motivo de orgulho para nós goianos. É isso que quero buscar. Formar jovens talentosos, preparados, competentes para que sejam os melhores em cada uma de suas áreas. É isso que é objetivo de um governo”, comemorou Ronaldo Caiado.

Durante a solenidade, Ronaldo Caiado enfatizou que a boa formação dos estudantes, especialmente nos ensinos Fundamental e Médio, é o caminho para a profissionalização em qualquer área de interesse e garantiu que, até o final de seu mandato, a Educação em Goiás será a mais bem avaliada do País. “Esse é o nosso desafio”, afirmou.

Os 445 alunos matriculados no ano letivo de 2020 no Cepi receberam dois kits de uniformes cada. Além disso, o Governo de Goiás entregou à Crece de Formosa novas 1.300 carteiras escolares, que serão distribuídas entre as unidades escolares.

Para a presidente de honra da OVG e do Grupo Técnico e Social de Goiás, Gracinha Caiado, a preocupação do governo em iniciar o ano letivo com escolas limpas, organizadas e com a distribuição dos novos uniformes será uma grande motivação para os alunos. “Durante todo o ano passado, percorri o Estado e consegui ver a vulnerabilidade de muitas famílias. Uma coisa me chamou atenção: a diferença das crianças na escola em relação à vestimenta. Tenho certeza que, com o uniforme, você iguala todos naquele momento do estudo. Os alunos de Goiás estudam e merecem tudo de melhor”, ressaltou.

Representante de Formosa na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Tião Caroço destacou que considera o trabalho da primeira-dama um exemplo. “Eu comungo com a dona Gracinha no seu pensamento em relação ao trabalho com as pessoas mais humildes. Por isso fiz questão de destinar emendas para instituições filantrópicas da nossa cidade”, lembrou.

Durante a solenidade de abertura do ano letivo, o governador assegurou ao prefeito Gustavo Marques que o projeto de regionalização da Saúde no Estado será implantado em Formosa ainda em 2020. “Tive a oportunidade de conversar com o prefeito e vamos ampliar a estrutura do hospital aqui em Formosa, será um ponto também de atender a população, como será um ponto de retaguarda para a nossa policlínica. Vamos avançar na construção dos leitos de UTI para podermos dar dignidade e tratamento não só às pessoas de Formosa, mas de toda a região, pessoas que estão totalmente desassistidas”, sublinhou.

Também participaram da solenidade os deputados estaduais Diego Sorgato e Wilde Cambão; o secretário de Comunicação, Marcos Silva; o diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Wellington Urzêda; a primeira-dama de Formosa, Caroline Marques; os vereadores por Formosa: Clayton Dias, Acinemar Gonçalves, Bruno de Araújo, Edmundo Dourado, Jurandir Humberto, Miguel Rubens, Roberta Brito, Almiro Gomes, Genedir Vicente, Eduardo Leonel, Joelson Roberto, Rafael Almeida, Luziano Martins; os superintendentes da Seduc, Ademar Rodrigues Júnior (Gestão Administrativa), Pedro Aurélio Guzman (Tecnologia da Informação) e Coronel Mauro Vilela (Segurança Escolar); os coordenadores regionais de Educação da Seduc, Eliete França (Formosa), Carla Moreno (Novo Gama); além dos diretores Arlete Botelho (UEG Formosa) e Major Adelson José de Melo (Colégio Estadual da Polícia Militar Domingues de Oliveira).

Fotos: Junior Guimarães e Hegon Corrêa

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás