Governo de Goiás capacita professores de novos CEPIs

Detalhes

O I Encontro

Formativo para os Novos Centros de Ensino em Período Integral reuniu 600 professores,

gestores e coordenadores regionais de Goiás

A

fim de capacitar os professores, gestores e coordenadores regionais a respeito

do Ensino Médio em tempo integral, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc)

está realizando, durante esta semana, o I Encontro Formativo para os Novos

Centros de Ensino em Período Integral, no Centro de Convenções de Goiânia.

Desde

a manhã desta terça-feira (28/1), até o fim da tarde da quinta-feira (30/1), 600

profissionais da educação serão preparados para implantar essa modalidade de

ensino nos 26 novos Centros de Educação em Período Integral (CEPIs) de Goiás,

que serão inaugurados em 2020.

A

programação inclui palestras, oficinas e rodas de conversa sobre conceitos do

ensino em tempo integral, Projeto de Vida, tutoria, Pós Médio (preparatório

para o Enem e vestibular), disciplinas eletivas e gestão para resultados.

“Sempre

que a gente vai começar uma escola de tempo integral, a gente faz esse processo

de formação inicial, que tem um papel importantíssimo na sensibilização de toda

a equipe da escola. É entender como funciona essa escola, qual é a proposta do

tempo integral - porque não é só aumentar o tanto de horas, é também ofertar um

tipo de escola diferente para esses alunos. Uma escola que seja mais

acolhedora, mais cuidadosa, e ao mesmo tempo uma escola que dê conta de

prepará-los melhor para todas as adversidades que ele vai encontrar na vida”, explicou

a superintendente de Educação Integral da Seduc, Márcia Rocha.

Diferencial

 “As pesquisas mostram que o Ensino Médio em

tempo integral é um modelo de educação que coloca 80% dos estudantes que

concluem essa modalidade ou nas universidades (para os que desejam fazer

universidade) ou no mercado de trabalho (para aqueles que não têm pretensão de

iniciar imediatamente uma universidade). Por isso, como meta de governo, o nosso

governador se comprometeu em ampliar, em 50%, o número de matrículas nas

escolas [em tempo integral] de Goiás”, afirmou a secretária no evento.

Além

do ganho acadêmico/profissional que as escolas em tempo integral podem

significar, o potencial de transformar comunidades vulneráveis socialmente foi

apontado pela primeira dama como um diferencial importante.

“A

vulnerabilidade social passa a ser um critério fundamental para que uma unidade

se torne em tempo integral. Nós sabemos que não podemos continuar perdendo

jovens para a violência e para o tráfico. Cada professor aqui tem um papel

fundamental nessa batalha”, alertou Gracinha Caiado, dirigindo-se aos

profissionais participantes da formação.

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