Governo de Goiás capacita professores de novos CEPIs
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O I Encontro
Formativo para os Novos Centros de Ensino em Período Integral reuniu 600 professores,
gestores e coordenadores regionais de Goiás
A
fim de capacitar os professores, gestores e coordenadores regionais a respeito
do Ensino Médio em tempo integral, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc)
está realizando, durante esta semana, o I Encontro Formativo para os Novos
Centros de Ensino em Período Integral, no Centro de Convenções de Goiânia.
Desde
a manhã desta terça-feira (28/1), até o fim da tarde da quinta-feira (30/1), 600
profissionais da educação serão preparados para implantar essa modalidade de
ensino nos 26 novos Centros de Educação em Período Integral (CEPIs) de Goiás,
que serão inaugurados em 2020.
A
programação inclui palestras, oficinas e rodas de conversa sobre conceitos do
ensino em tempo integral, Projeto de Vida, tutoria, Pós Médio (preparatório
para o Enem e vestibular), disciplinas eletivas e gestão para resultados.
“Sempre
que a gente vai começar uma escola de tempo integral, a gente faz esse processo
de formação inicial, que tem um papel importantíssimo na sensibilização de toda
a equipe da escola. É entender como funciona essa escola, qual é a proposta do
tempo integral - porque não é só aumentar o tanto de horas, é também ofertar um
tipo de escola diferente para esses alunos. Uma escola que seja mais
acolhedora, mais cuidadosa, e ao mesmo tempo uma escola que dê conta de
prepará-los melhor para todas as adversidades que ele vai encontrar na vida”, explicou
a superintendente de Educação Integral da Seduc, Márcia Rocha.
Diferencial
“As pesquisas mostram que o Ensino Médio em
tempo integral é um modelo de educação que coloca 80% dos estudantes que
concluem essa modalidade ou nas universidades (para os que desejam fazer
universidade) ou no mercado de trabalho (para aqueles que não têm pretensão de
iniciar imediatamente uma universidade). Por isso, como meta de governo, o nosso
governador se comprometeu em ampliar, em 50%, o número de matrículas nas
escolas [em tempo integral] de Goiás”, afirmou a secretária no evento.
Além
do ganho acadêmico/profissional que as escolas em tempo integral podem
significar, o potencial de transformar comunidades vulneráveis socialmente foi
apontado pela primeira dama como um diferencial importante.
“A
vulnerabilidade social passa a ser um critério fundamental para que uma unidade
se torne em tempo integral. Nós sabemos que não podemos continuar perdendo
jovens para a violência e para o tráfico. Cada professor aqui tem um papel
fundamental nessa batalha”, alertou Gracinha Caiado, dirigindo-se aos
profissionais participantes da formação.