Regime de colaboração plena marca ações da Seduc e Undime em Goiás

Detalhes

Para conversarem sobre o Programa de Apoio à Implementação

da BNCC (ProBNCC) em Goiás, a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima

Gavioli, e o presidente da Undime em Goiás e vice-presidente da Undime

nacional, Marcelo Ferreira da Costa, que é secretário municipal de Educação e

Esporte de Goiânia, se reuniram na segunda-feira, 27/01, na sede da Secretaria

de Estado da Educação de Goiás (Seduc).

Fátima Gavioli, que representa o Conselho Nacional dos

Secretários de Educação (Consed) no estado e Marcelo Ferreira destacaram o

amplo trabalho conjunto desenvolvido pelos sistemas estadual e municipais de

Educação em Goiás.

A reunião contou com a participação dos superintendentes da

Seduc e de técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia

(SME) e da Undime Goiás.

Associação

Entre os assuntos tratados, foi apresentado o balanço das

ações do ProBNCC em Goiás que aponta o trabalho em regime de colaboração

realizado em Goiás e que tem sido exemplo para o país. De acordo com Marcelo

Ferreira, “Hoje, o regime de colaboração de Goiás é exemplo para o Brasil e nós

teremos, ainda, grandes ações para esse ano que serão espelhares para outros

estados e municípios pelo Brasil afora”, afirmou.

Na reunião, foram feitos encaminhamentos e definidos os

próximos passos a serem dados no âmbito da Base Nacional Comum Curricular

(BNCC) em Goiás em conjunto pelo Consed e União Nacional dos Dirigentes

Municipais de Educação (Undime). De acordo com os secretários, houve uma

decisão desses organismos pelo regime de colaboração plena no estado de Goiás.

E conforme eles, nesse regime, as ações da BNCC, entre outras, estão

interligadas, e, a partir disso, as políticas públicas estaduais são feitas em

colaboração.

Proficiência

Além do balanço do Pro BNCC, foram tratados elementos acerca

da avaliação da aprendizagem de todas os alunos, das escolas públicas estaduais

e municipais, do acompanhamento pedagógico desses alunos e sobre mecanismos de

financiamento para essas ações.

“Estamos falando de alunos desde o ensino Infantil até o

Ensino Médio. A BNCC, a Base, ela trata desde o iniciozinho quando a criança

chega à escola, lá na creche, até a sua saída para a universidade”, explicou o

representante da Undime. Conforme ele, isso é importante porque essas ações

integradas estado e municípios, trazem o aumento da proficiência dos alunos,

não só no mérito, mas na capacidade de aprendizagem deles durante todo o

processo da escolarização.

“O que nós não queremos é que tenhamos lugares no Estado com

notas altíssimas de Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e

outros lugares no estado com notas muito baixas.  O que nós queremos, tanto a secretária Fátima

quanto nós da Undime, é que todos os alunos tenham assegurado o mesmo direito à

aprendizagem e tenham acesso às mesmas ferramentas para que possam desenvolver

o seu potencial e exercer a sua cidadania”, afirmou Marcelo Ferreira. 

“O que nós estamos cuidando com muito zelo, agora, é que

essa criança tenha, durante todo o processo, um cuidado, um acompanhamento para

que ela possa aprender de verdade e que o Estado e os municípios possam

acompanhar esse desenvolvimento, garantindo profissionais adequados, material

adequado, garantindo políticas públicas que possam facilitar para que as

escolas ensinem e as crianças aprendam”, disse o representante da Undime em

Goiás.

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