Regime de colaboração plena marca ações da Seduc e Undime em Goiás
- Detalhes
Para conversarem sobre o Programa de Apoio à Implementação
da BNCC (ProBNCC) em Goiás, a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima
Gavioli, e o presidente da Undime em Goiás e vice-presidente da Undime
nacional, Marcelo Ferreira da Costa, que é secretário municipal de Educação e
Esporte de Goiânia, se reuniram na segunda-feira, 27/01, na sede da Secretaria
de Estado da Educação de Goiás (Seduc).
Fátima Gavioli, que representa o Conselho Nacional dos
Secretários de Educação (Consed) no estado e Marcelo Ferreira destacaram o
amplo trabalho conjunto desenvolvido pelos sistemas estadual e municipais de
Educação em Goiás.
A reunião contou com a participação dos superintendentes da
Seduc e de técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia
(SME) e da Undime Goiás.
Associação
Entre os assuntos tratados, foi apresentado o balanço das
ações do ProBNCC em Goiás que aponta o trabalho em regime de colaboração
realizado em Goiás e que tem sido exemplo para o país. De acordo com Marcelo
Ferreira, “Hoje, o regime de colaboração de Goiás é exemplo para o Brasil e nós
teremos, ainda, grandes ações para esse ano que serão espelhares para outros
estados e municípios pelo Brasil afora”, afirmou.
Na reunião, foram feitos encaminhamentos e definidos os
próximos passos a serem dados no âmbito da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) em Goiás em conjunto pelo Consed e União Nacional dos Dirigentes
Municipais de Educação (Undime). De acordo com os secretários, houve uma
decisão desses organismos pelo regime de colaboração plena no estado de Goiás.
E conforme eles, nesse regime, as ações da BNCC, entre outras, estão
interligadas, e, a partir disso, as políticas públicas estaduais são feitas em
colaboração.
Proficiência
Além do balanço do Pro BNCC, foram tratados elementos acerca
da avaliação da aprendizagem de todas os alunos, das escolas públicas estaduais
e municipais, do acompanhamento pedagógico desses alunos e sobre mecanismos de
financiamento para essas ações.
“Estamos falando de alunos desde o ensino Infantil até o
Ensino Médio. A BNCC, a Base, ela trata desde o iniciozinho quando a criança
chega à escola, lá na creche, até a sua saída para a universidade”, explicou o
representante da Undime. Conforme ele, isso é importante porque essas ações
integradas estado e municípios, trazem o aumento da proficiência dos alunos,
não só no mérito, mas na capacidade de aprendizagem deles durante todo o
processo da escolarização.
“O que nós não queremos é que tenhamos lugares no Estado com
notas altíssimas de Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e
outros lugares no estado com notas muito baixas. O que nós queremos, tanto a secretária Fátima
quanto nós da Undime, é que todos os alunos tenham assegurado o mesmo direito à
aprendizagem e tenham acesso às mesmas ferramentas para que possam desenvolver
o seu potencial e exercer a sua cidadania”, afirmou Marcelo Ferreira.
“O que nós estamos cuidando com muito zelo, agora, é que
essa criança tenha, durante todo o processo, um cuidado, um acompanhamento para
que ela possa aprender de verdade e que o Estado e os municípios possam
acompanhar esse desenvolvimento, garantindo profissionais adequados, material
adequado, garantindo políticas públicas que possam facilitar para que as
escolas ensinem e as crianças aprendam”, disse o representante da Undime em
Goiás.