FNDE reafirma compromissos com o Governo de Goiás

Detalhes

A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, juntamente com a deputada federal, Flávia Morais, coordenadora da Bancada Goiana no Congresso Nacional, se reuniu com a nova presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Karine Silva dos Santos, que assumiu o cargo há um mês, no final do ano passado.

A reunião foi realizada na sede do FNDE, em Brasília, nesta quinta-feira, 23/01, e serviu para que a secretária e a deputada, em nome do Governo de Goiás, apresentassem as demandas da Educação pública do Estado, em andamento naquele órgão federal. Karine dos Santos, que é servidora de carreira do FNDE, reafirmou o compromisso do órgão com as prioridades de Goiás, que já vinham recebendo atenção especial de seu antecessor.

As ações mais urgentes se referem a obras de construção, reforma e ampliação de unidades escolares da rede pública estadual e foram elencadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o apoio dos deputados e senadores por Goiás, por meio da destinação de emendas parlamentares.

As melhorias da infraestrutura das escolas estaduais têm recebido todo o empenho do governador Ronaldo Caiado, que, pessoalmente, tem buscado, juntamente com os parlamentares e a secretária, Fátima Gavioli, destravar processos e dar celeridade às questões de Goiás. O governo estadual conta, também, com o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Nova estrutura
“Estamos fazendo uma nova estrutura para atendimento mais adequado, para atendimento mais imediato das demandas”, declarou a presidente do FNDE, Karine dos Santos, na abertura da reunião. De acordo com a presidente, o FNDE deverá lançar um módulo novo do PAR para a execução em 2021 e está reorganizando o deste ano de forma a identificar melhor e atender com precisão as demandas dos estados e municípios. “A gente espera, agora, reorganizar a casa, temos um trabalho técnico a fazer e os nossos esforços estão sendo todos pautados neste sentido”, afirmou Karine.

Além das urgências da área da Educação e das dificuldades financeiras pelas quais passa todo o país, Karine dos Santos, Fátima Gavioli e Flavia Morais, conversaram sobre os entraves burocráticos e da gestão dos processos para a execução das obras e da aquisição de maquinário, equipamentos e materiais. Sobre isso, a presidente do FNDE também adiantou que o órgão trabalha para implementar mudanças que facilitem a visualização, acompanhamento e controle das ações realizadas pelos sistemas do FNDE, secretarias e prefeituras.

A secretária de Educação, Fátima Gavioli, reapresentou as prioridades da rede estadual que incluem, entre outras, a conclusão das obras de construção de 15 novas escolas Padrão Século 21, no Entorno do Distrito Federal e na região metropolitana de Goiânia, a ampliação de unidades escolares com a construção de novas salas e a cobertura e reforma de quadras esportivas.

Fátima Gavioli falou, ainda, sobre o posicionamento do governador de Goiás em relação ao governo federal. “O governo Ronaldo Caiado e a Bancada Goiana, a deputada Flávia é a líder, têm se posicionado de forma muito firme em relação ao governo federal. O governo Ronaldo Caiado em nenhum momento titubeou em relação à defesa que faz das políticas públicas do governo federal”, reiterou, destacando o alinhamento respeitoso do governador Ronaldo Caiado e do presidente da República, Jair Bolsonaro, valorizando as contrapartidas nas ações em prol da educação estadual.

A deputada Flávia Morais afiançou o empenho da Bancada Goiana com as questões da Educação de Goiás e o compromisso dos deputados e senadores, inclusive com a destinação maciça de recursos através das emendas parlamentares. “A gente está criando um núcleo de apoio, o núcleo da Educação, que está muito bem, e que faz o acompanhamento dos processos e ações, com vistas a assegurar sua execução com mais celeridade. As coisas estão em andamento e bem adiantadas”, afirmou a deputada que deu as boas vindas para a nova presidente do FNDE em nome dos parlamentares goianos.