Aprovados no Encceja podem requerer certificados em 41 unidades da rede estadual
- Detalhes
Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 residentes em Goiás já podem requerer o Certificado de Conclusão de Ensino Fundamental ou Ensino Médio e a Declaração Parcial de Proficiência. Para quem selecionou a Seduc como instituição certificadora no ato da inscrição, há 41 unidades da rede estadual de ensino que estão autorizadas a emitir os documentos. Confira aqui a relação, endereço e contatos dessas instituições.
Já quem selecionou o Instituto Federal Goiano (IFG) como instituição certificadora do Encceja, deve preencher um formulário online do IFG.
O boletim de desempenho no Encceja pode ser acessado na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mediante CPF e senha.
Documentos necessários para pegar o certificado em Goiás
Para pegar o certificado ou a declaração parcial de proficiência, o participante precisa levar originais e cópias do RG, CPF e do comprovante de endereço, além do boletim impresso com o resultado individual no exame. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não será aceita como documento de identificação, pois o interessado precisa comprovar sua naturalidade.
Prazo de emissão do certificado do Encceja
Após o requerimento por parte do interessado, a
instituição certificadora vai emitir uma declaração, que tem valor legal de 90
dias. O certificado pode ficar pronto antes do término desse prazo, mas o tempo
de emissão do documento dependerá da demanda em cada unidade. Casos
emergenciais serão atendidos como prioridade.
Declaração Parcial de Proficiência
O participante que teve nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento terá direito à Declaração Parcial de Proficiência. Com ela, fica liberado para se inscrever na próxima edição do exame nas áreas em que não alcançou as notas necessárias para o Certificado de Conclusão.
O que é o Encceja
Exame elaborado pelo Inep, que aplica e corrige as provas, o Encceja é direcionado às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada. As questões são elaboradas para avaliar o conhecimento técnico-científico que faz parte dos currículos escolares, por meio de situações-problema do cotidiano. Essa é uma forma de avaliar as competências dessas pessoas a partir do que aprenderam ao longo da vida, nas suas relações profissionais, sociais e culturais.