Educação estadual realiza formação nas áreas de inclusão, tecnologia e Ensino Fundamental

Capacitação aborda temas como matrícula na rede estadual, Documento Curricular de Goiás Ampliado (DC-GO) e educação especial e inclusiva

Coordenadores regionais,

mediadores de inclusão, assessores pedagógicos e profissionais de suporte aos sistemas

de Informação de Gestão Escolar do Estado de Goiás, pertencentes às 40

Coordenações Regionais de Educação (CRE), participam, em Goiânia, de um

encontro de formação, avaliação e planejamento de atividades para 2020. No

evento, estão sendo tratados temas como a matrícula escolar na rede pública estadual

de ensino, o Documento Curricular de Goiás Ampliado (DC-GO) e a educação

especial e inclusiva.

As atividades, que começaram nesta quarta-feira (27/11) e seguem até amanhã (28/11), na Faculdade Delta, no Jardim Planalto, são resultado de uma ação articulada entre as superintendências de Modalidades e Temáticas Especiais, Educação Infantil e Ensino Fundamental e de Tecnologia da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Os mediadores de

inclusão e as CREs estão recebendo informações sobre uma pesquisa realizada

pela Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais acerca dos trabalhos

e recursos utilizados na educação inclusiva de Goiás. Também estão sendo

apresentadas novas diretrizes para o ano de 2020 e prestados esclarecimentos

sobre as funções dos profissionais de apoio, dos mediadores de inclusão e do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

“Nós estamos esclarecendo para esses mediadores a importância da função

deles nas unidades escolares, para garantir a qualidade do trabalho de inclusão”, explicou a

superintende de Modalidades e Temáticas Especiais, Núbia Rejaine Ferreira Silva.

Participante do encontro, a mediadora de inclusão Lizenor Lewergger, da CRE de Trindade, enalteceu a importância da formação, ressaltando que está sendo traçado um novo caminho para educação especial no Estado de Goiás. “É o resgate da valorização humana e da educação para a diversidade, deixando de lado o radicalismo e a utopia. Abriu-se um espaço para que possamos colocar nossas impressões e vemos agora a preocupação em reforçar o público-alvo da educação especial”, avaliou.

Ensino Fundamental

Durante o evento, estão sendo repassadas informações para o assessor pedagógico sobre o Documento Curricular de Goiás Ampliado (DC-GO) e, nesta quinta-feira (28/11), será feita uma avaliação das ações para o Ensino Fundamental na rede pública estadual de ensino em 2019, além do planejamento do trabalho para 2020.

Segundo a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Giselle

Pereira Campos Faria, um dos principais pontos é avaliar o trabalho de Educação

Financeira realizado pelo Instituto BEI, que em 2019 atendeu 85 escolas da

rede, e delinear uma nova etapa deste projeto, com perspectiva de alcançar mais

300 unidades escolares. “Nesses dois dias estamos fazendo um trabalho

importantíssimo em relação a uma política pública, que é avaliar o trabalho

realizado e planejar os próximos passos”, destacou.

Presente ao primeiro dia do encontro, a assessora pedagógica Sirleide Alves de Sousa, da CRE de Planaltina, considerou a iniciativa importante para o fortalecimento do processo educacional. “Estou na rede desde 2017 e evoluímos bastante, com transformações significativas em 2019”, relatou.

Orientação para matrícula

Os participantes do evento estão divididos em grupos de trabalho, de acordo com a especificidade de cada formação. Os profissionais de suporte aos sistemas de Informação de Gestão Escolar, além de receberem esclarecimentos sobre a matrícula informatizada na rede, são orientados sobre o ‘Educação Conectada’, programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de levar tecnologia e inovação para as escolas, inicialmente por meio da oferta de conexão de internet, e posteriormente pelo repasse de recursos destinados à aquisição de equipamentos e conteúdos digitais.

O superintendente de Tecnologia da Seduc, Pedro Aurélio Guzman de Figueiredo, destacou que, no caso da matrícula, a intenção é que os profissionais de suporte recebam informações qualificadas para serem multiplicadores entre os gestores, pais e responsáveis que tenham dificuldade de utilizar o sistema informatizado disponibilizado pela secretaria. “As informações são importantes para que possamos cada vez mais analisar a rede e mudar a rota do ensino, se for preciso. Todos os sistemas de gestão devem ser tratados com seriedade, porque com os projetos e parcerias que estamos fechando em 2020, serão mais explorados”, enfatizou.

No caso do ‘Educação Conectada’, o encontro busca reforçar que o programa está disponível para adesão de 223 novas unidades escolares da rede estadual, sendo que 351 já haviam aderido e apresentado o plano financeiro até novembro deste ano.

Experiência

O participante Ismayle Barbosa, assessor da CRE de Inhumas, disse que a interação entre os responsáveis pelo suporte de tecnologia é essencial para identificar as dificuldades encontradas no processo de matrícula em anos anteriores e melhorar para 2020. “Também é importante para quem está chegando agora ver a experiência de quem já está há mais tempo”, salientou.