Jogos interculturais reúnem 200 atletas de 18 etnias em Goiânia

Intérpretes da Língua Xavante da rede estadual de ensino participaram das modalidades esportivas de futsal e de arco e flecha

Foi realizada, em Goiânia, a primeira edição dos Jogos Interculturais dos Povos Indígenas, com a participação de 200 atletas de 18 etnias diferentes. Entre os competidores, seis são profissionais da rede pública estadual de ensino: Geovane Tresedze Aptsii’ré, Almir Henori Abtsi’ré, Heron Wa’rãwi Abtsi’ré, John Apoeno Abtsi’ré, Giovanni Tserewa’a’awe Buta’awe e Dorival Tserewede Dzadadzutepariwe. Eles são intérpretes da língua Xavante no Colégio Estadual Pré-Universitário e na Escola Estadual Presidente Dutra.

O evento, organizado pela União dos Indígenas Residentes em Goiânia (UNIRG), contou com o apoio da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), da Prefeitura de Goiânia, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da ONG + Ação. Participaram dos jogos estudantes universitários e de Ensino Médio indígenas, quilombolas e kalungas nas modalidades esportivas de futsal e de arco e flecha.

Segundo a ONG + Ação, mais de 600 pessoas assistiram às partidas. Além das competições esportivas, houve apresentações culturais e exposições de artesanatos indígenas. Os participantes foram motivados a fazerem pintura corporal e a usarem adereços. O evento foi realizado entre 15 e 17 de novembro, no Sesc Universitário.

Universitários quilombolas da UFG

Intérprete da Língua Xavante Almir

Intérpretes Xavante Giovanni, Geovane, Dorival e Almir

Sinvaldo Wanuka da Gerência de Educação do Campo, Quilombola e Indígena da Seduc